Sunday, 29 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

A mídia e a cobertura

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você já tirou o título eleitoral da gaveta, já está começando a pensar em quem votar no próximo dia 3 de outubro, então é hora de perguntar: a mídia está cumprindo com a sua missão e está ajudando a tomar uma decisão?


O horário eleitoral gratuito só começará em 17 de agosto, isto significa que os truques de marketing ainda não começaram, nem começou a eleição-espetáculo. Estes próximos 30 dias serão a oportunidade para a mídia mostrar sua capacidade de esclarecer sem influenciar e discutir problemas com isenção. É a oportunidade sobretudo de esquecer as pesquisas de opinião e tratar as eleições como realmente devem ser tratadas: um confronto de propostas e de idéias e não uma mera competição numérica.


Nestes seis anos de existência do Observatório já tratamos de eleições seis vezes e, certamente, voltaremos a elas pelo menos a cada dois anos porque a democracia nunca está acabada, é um regime em construção, permanentemente acompanhado e aperfeiçoado.


O simples ato de depositar uma cédula ou premir o botão na urna eletrônica não garante a lisura do pleito. Uma eleição efetivamente livre começa nas páginas dos jornais.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm