Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
A sociedade deve exercer algum tipo de controle sobre a mídia? Este programa faz a sua parte. Exatamente há seis anos. No dia 5 de maio de 1998, foi ao ar a primeira edição televisiva do Observatório. Primeiro ao vivo apenas aqui, na TV Educativa, alguns meses depois, a TV Cultura incluiu-o na sua grade de programas ao vivo.
Completava-se um projeto que começou em abril de 1994, há 10 anos, no Labjor – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp – e que em 1996 quando a Internet engatinhava materializou-se no site-matriz, ‘Observatório da Imprensa’.
Se esta é uma história de sucesso você é quem sabe. O que nós sabemos é que quando os críticos dão certo tudo indica que os criticados estejam errados. Mas nesta avaliação sobre os três aniversários superpostos é importante registrar que numa sociedade verdadeiramente democrática não existem vitoriosos ou vencidos, os certos e os errados. Todos devem ser igualmente críticos e todos devem ser igualmente criticados, cada poder necessita do respectivo contrapoder de modo que a participação seja ampla e a transparência, total.
Nestes 284 programas do qual participaram 580 convidados nos estúdios do Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife procuramos mostrar que o verdadeiro olhar crítico é um olhar amigo, construtivo, parceiro. Se isso ainda não foi compreendido em alguns ambientes não importa. O que nos importa é lembrar o que está dito na edição de hoje do nosso site: um país onde a imprensa não é competente jamais será competitivo.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm