Nesta edição do Observatório da Imprensa, os jornalistas Alberto Dines e Eugênio Bucci relembram a trajetória de dois empresários da mídia nacional mortos recentemente: Ruy Mesquita, do Grupo Estadão e Roberto Civita, da Editora Abril. Eles comentaram a personalidade jornalística de ambos e como souberam lidar com a profissão.
O programa recorda, através de entrevistas que os dois jornalistas gravaram há 15 anos para o Observatório, importantes paradigmas criados por eles. Eles falaram da perseguição dos governos militares à mídia e sobre as concessões das emissoras de televisão na época. Para Roberto Civita, a principal tarefa da imprensa “é duvidar do poder”.
Sobre a concorrência entre as empresas de comunicação, os empresários foram cordiais, pregaram a convivência pacífica, mas com divergências claras na linha editorial.
Há mais de uma década, eles já falavam de regulamentação e da liberdade de imprensa. Para os dois editores, a liberdade é imprescindível, “ela pertence a todos e não podemos viver sem ela”.