Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você sabe com certeza o que é uma coluna. É um pilar, vertical e firme, cuja função é sustentar uma estrutura. Os jornais e revistas também têm colunas e funcionam igualmente como sustentação. São as referências no meio do noticiário picado.
No Brasil, ainda hoje, quando se fala em coluna, o leitor bem informado logo lembra da Coluna do Castello, que trouxe todos os dias durante 30 anos, na página dois do Jornal do Brasil, a análise da movimentação política nacional.
Seu autor Carlos Castello Branco, o Castellinho, completaria 80 anos no último domingo. E para que você telespectador tenha uma idéia da importância da Coluna do Castello, saiba que hoje a Câmara Federal dedicou-lhe uma sessão especial. Na semana passada foi o Senado da República.
Não são muitos os jornalistas que já conseguiram esta unanimidade e essa veneração da parte dos políticos. Este Observatório pretende estabelecer a controvérsia em torno da imprensa mas também está comprometido com a indicação de paradigmas. Grande parte da existência da Coluna do Castello desenvolveu-se durante um período conturbado e violento. Foram os anos de chumbo. Mas Castello atravessou-os incólume, sem ferir, sem ferir-se.
Porque Castello foi um homem sem ódios. Este é o modelo que precisa ser reavivado.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm