Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Debate na mídia

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Promessa feita, precisa ser cumprida. Em nosso programa do dia 24 de julho sobre a mídia e deficientes prometemos nos empenhar para que, pelo menos, as reprises deste Observatório fossem interpretadas no sistema libras para deficientes auditivos. Promessa feita, promessa cumprida. Já estamos com a janela da solidariedade nas reprises deste Observatório pela TVE, Rede Brasil, aos sábados, 7:30 da noite.


O que nos ocupa hoje é um problema que tem dois nomes e duas óticas. Podemos chamá-lo de problema do narcotráfico ou problema do consumo de drogas. Um é policial e legal, o outro é médico e social. Na realidade são as duas pontas de um mesmo problema, um dos mais graves da realidade brasileira e que se entrelaça com a miséria e a segurança dos centros urbanos.


Qualquer que seja o seu nome, a questão é uma das que mais preocupa os eleitores mas, apesar disso, os candidatos ou pré-candidatos até agora eximem-se completamente de encará-lo. Não querem se comprometer porque pressentem que qualquer opção vai tirar votos e pode ser fatal. O Governo que sai já não tem mais tempo útil para implementar qualquer política.


Como sempre, resta a mídia. Ela pode ser o canal para forçar o debate que os políticos tanto temem, a mídia pode servir de estímulo para que as comunidades larguem a passividade e prestem mais atenção a algo que as afeta de forma tão direta e drástica.


Este Observatório, como sempre, não toma partido. Não temos a pretensão de julgar e dar a palavra final. Queremos fazer pensar e, depois disso, muita coisa pode acontecer.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm