Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você sabe quem pagou a exibição de baixarias na sessão do senado da quarta-feira passada? Foi você. Saiu do seu bolso, contribuinte, o dinheiro que financiou uma sessão inteira da nossa Câmara Alta onde foi lavada a roupa suja de dois senadores, um deles presidente do Congresso e outro presidente de um grande partido. E, apesar do escândalo criado pelos jornais, revistas, rádios e televisões, você ainda não foi informado sobre o teor do que cada senador disse sobre o outro.
Acontece que você tem este direito. Porque você está pagando a conta. E porque como cidadão você deve ser informado de tudo o que corre no Poder Legislativo. Mas é sobretudo como leitor, telespectador ou ouvinte que você está sendo ludibriado. Porque se os veículos de comunicação fizeram aquele escarcéu tinham também a obrigação de informar o teor das denúncias que armaram o escarcéu.
Apenas um jornal, O Estado de S. Paulo, tentou oferecer no domingo uma informação mas não muito extensa sobre as denúncias que levaram o Senado a adiar a votação do orçamento ou do salário mínimo. O resto da mídia ocupou-se apenas em fazer barulho esquecida da sua obrigação de informar a sociedade. Na verdade, a mídia faz o que quer e não o que se espera dela.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm