Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Se você tem menos de 25 anos vai imaginar que estamos falando de uma ficção de horror. Se você tem mais de 40 anos não sabe muitos detalhes deste episódio porque na época a imprensa brasileira estava censurada ou na melhor das hipóteses auto-censurada. Mas todos vocês, jovens, quarentões e cinqüentões, começaram a tomar conhecimento de uma terrível história real denominada Operação Condor há três semanas graças aos jornais.
Primeiro o Jornal do Brasil, depois O Globo e logo em seguida toda a imprensa jogou-se à tarefa de investigar os detalhes ainda obscuros sobre aquele programa de repressão política empreendido conjuntamente pelos governos do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.
Nos velhos tempos quando um jornal levantava um caso os demais o omitiam para não valorizar o concorrente. Desta vez, esquecidas as rivalidades mas não a salutar concorrência, todos estão empenhados em desvendar um dos capítulos mais sangrentos dos anos de chumbo.
Isso é investigação, isso representa a revalorização da reportagem matéria sobre a qual tanto falamos.
Este Observatório está comprometido em estabelecer a controvérsia em torno do desempenho da mídia. Desta vez este desempenho tem sido incontroverso e inequívoco. Pelo menos até agora todos os veículos mostram-se empenhados em ir às últimas conseqüências. Nós estamos com eles.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm