O Observatório da Imprensa na TV de terça-feira (2/7) trouxe uma conversa de Alberto Dines com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto.
Na série de entrevistas em comemoração aos 15 anos do programa, faltava tratar de liberdade, questão primordial para a democracia. Sobre o assunto, Ayres Britto foi categórico: “O pluralismo da mídia é um elemento conceitual da democracia. O pluralismo é a cultura do debate, do pensamento crítico. Do contrário, a informação é enviesada.”
Em conversa descontraída, mas coberta de reflexões, o ministro falou de mídia, sociedade e sobretudo de justiça. Para ele, hoje, o Judiciário tem a coragem de assumir a sua independência. E completou: “Não tenho medo da judicialização da política, mas tenho medo da politização da Justiça”.
Na entrevista gravada durante as manifestações, Ayres Britto comentou os protestos contra a PEC 37. O jurista disse que “o Ministério Público, talvez, seja a nossa melhor instituição, a que tem dado mais conta do recado constitucional que lhe cabe”. Para o ministro, “o povo nas ruas é a revitalização da democracia, mas os baderneiros não, são inimigos da sociedade e têm que ser tratados como bandidos.”