Saturday, 28 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Fome Zero

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


O jornalismo brasileiro perdeu na semana passada um dos seus mais completos profissionais, ao mesmo tempo este Observatório sofre a sua primeira baixa com a morte de Araújo Netto nosso colaborador em Roma. Do início dos anos 50 até agora Araújo Netto participou dos mais importantes momentos da história da moderna imprensa brasileira, mas o desaparecimento de Araújo relaciona-se com uma das suas fases mais tristes.


Esta edição do Observatório tem um formato diferente: será uma entrevista coletiva. E o entrevistado é um jornalista dos mais competentes, autor consagrado, figura humana admirável, religoso e, mais do que isso, líder religioso, hoje assessor especial da presidência da República. Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, é um dos que estão engajados no Projeto Fome Zero, que tornou-se mundialmente famoso tão logo foi anunciado.


É um programa símbolo do governo Lula, emblema da bandeira da luta contra a miséria. Mas antes mesmo de entrar em operação, o Fome Zero já vem sendo alvo de cobranças e críticas. A imprensa reclama ações concretas e resultados e o Ministério da Segurança Alimentar reclama da impaciência da imprensa. Não é o primeiro embate entre o Poder Executivo e o quarto poder e não será o último. Cada um está no seu papel: o ministro graziano quer fazer as coisas bem feitas e a mídia quer cumprir o seu papel de fiscal. Não são necessariamente conflitantes porque a cobrança é uma forma de colaborar, prestar contas é também uma forma de operar.


Este Observatório mais uma vez oferece-se não para julgar mas para ajudar a pensar. Não se acaba com a fome por decreto, muitas vezes a fome é resultado de outros males como a corrupção. Como disse Frei Betto hoje numa entrevista ao Estado de S. Paulo: ‘temos um programa para erradicar a fome mas falta erradicar o pecado original’.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm