Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você conhece a expressão ‘Freud explica’. É uma espécie de bordão mas é também o mote da era moderna. Hoje vamos tratar desse doutor Sigmund Freud e de suas explicações.
Tudo começou há 100 anos em Viena quando ele publicou um livro que viria a converter-se no marco de uma era. ‘A Interpretação dos Sonhos’, esse o título da obra, não significou apenas a possibilidade de curar histerias, depressões, neuroses ou psicoses. A psicanálise desenvolvida por Freud e seus discípulos é uma nova forma de encarar o comportamento humano e também um olhar crítico sobre os fundamentos da nossa cultura.
Você então vai perguntar: Freud era um observador da mídia? Freud explica muita coisa mas não tratou da mídia. Quando fez o mergulho no inconsciente para formular suas teorias sobre o comportamento social ainda não existia uma mídia com as proporções e implicações que tem hoje. Mas ‘o mal estar da civilização’ que Freud escreveu posteriormente inspira diagnósticos muito atuais sobre a nossa forma de ser e viver.
Freud explica muita coisa. Outras coisas vamos tentar explicar agora.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm