Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você está preocupado com a conta da luz? Todos os brasileiros estão. Mas hoje vamos discutir um outro tipo de luz, que felizmente não está racionada, aquela que vem dos livros.
No domingo encerrou-se a Bienal do livro aqui no Rio com um recorde de visitantes: 560 mil em 10 dias. Apesar deste sucesso nossas tiragens são pequenas.
Por exemplo: quantos livros você lê por ano? Você acha que poderia comprar mais livros se fossem mais baratos? Mas para que os livros sejam mais baratos é preciso aumentar as tiragens. Qual a solução? A solução seria aumentar a promoção de livros pela mídia mas a mídia alega que não pode dar vazão aos 18 mil títulos novos que saem por ano no Brasil. São 49 por dia.
Então o que está errado? É o que vamos ver agora. Vamos examinar o que a mídia pode fazer pelo livro no Brasil. Na realidade vamos discutir o que a mídia pode fazer pelo seu próprio futuro já que o hábito de leitura de uma sociedade envolve livros mas também os jornais e revistas.
E se você acha que não adianta discutir o futuro do livro numa emergência como a que estamos vivendo, lembre-se que é exatamente isso que sempre cobramos da mídia: a sua insensibilidade para identificar os problemas latentes, antes que se transformem em crises agudas. Vamos discutir a cultura agora, antes que sejamos surpreendidos pelo apagão da ignorância.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm