O Uruguai está prestes a regulamentar a produção da maconha no país. O projeto, proposto pelo governo de José Mujica, regulamenta o cultivo, a venda e o consumo da planta. A iniciativa do Uruguai serve de laboratório para os outros países da América Latina que enfrentam sérios problemas no combate ao tráfico de drogas.
A lei, que deve ser aprovada pelo Senado e sancionada ainda este ano, prevê que todo habitante do país com mais de 18 anos terá direito a comprar na farmácia até 40 gramas de maconha por mês.
No Uruguai, o consumo da droga é legal. A Constituição garante que atos pessoais e privados, desde que não afetem terceiros, não podem ser proibidos pelo Estado ou pelo poder Judiciário. Com a recente decisão do Congresso, o controle da droga passará a ser feito pelo Estado.
A justificativa do Presidente Mujica é que o aumento da criminalidade no país está associado ao consumo e ao tráfico de entorpecentes. Mas já adiantou que, se a iniciativa não der certo, deve ser repensada.
Para debater o assunto, Alberto Dines conta com a participação da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, do psiquiatra especialista em dependência química Jorge Jaber, do desembargador Wálter Maierovitch e do diretor de Redação da Revista Superinteressante Denis Russo Burgierman. O programa ouviu também a opinião do sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.