Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Quando uma montadora de automóveis está em crise, isto transforma-se em notícia. E quando a mídia está em crise, o que acontece? Você já sabe, porque já tratamos disso seguidas vezes.
Quando a mídia está em crise, os únicos a saber são os demitidos, as famílias dos demitidos e o sindicato ao qual pertencem os demitidos. A sociedade não sabe, nem desconfia. Mas é preciso não esquecer que a mídia, mesmo enquanto instituição privada, é um bem público, seus problemas concernem ao público. A prova disso é o caso do New York Times que escancarou suas mazelas aos leitores e ao público americano.
Neste ano já foram demitidos em São Paulo cerca de 280 profissionais mas como o setor inteiro está em crise e como a públicidade e as assessorias estão em igual situação estes demitidos devem ser considerados como desempregados de facto, a maioria condenada a abandonar a sua profissão e procurar outra. Mais grave ainda é que as soluções adotadas pelas empresas, além de batidas e pouco criativas, custam caro e não trazem os leitores de volta.
Esta edição do Observatório da Imprensa pretende lembrar que as empresas de informação não podem agarrar-se eternamente aos truques promocionais, queremos lembrar que não se faz jornalismo sem jornalistas, atrás dos computadores são necessários cérebros e, dentro deles, consciências. Lembramos também que quando se troca um profissional experiente por outro inexperiente e mais barato, isto tem um preço: vai aparecer na qualidade da informação.e qualidade da informação diz respeito a você, telespectador-leitor. Você é um dos prejudicados por esta crise porque um país em fase de mudança precisa de uma imprensa confiável, estável e responsável. Sem isso não há mudança.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm