Saturday, 28 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

O Brasil e o hábito de ler

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você viu nos jornais: realiza-se no Rio, até o próximo domingo, a Bienal do Livro. Alterna-se com a de São Paulo de modo que temos a cada ano, nas duas maiores cidades do país, dois grandes eventos para promover o livro e a leitura. A midía cobre a badalação, a badalação atrai compradores mas nas 50 semanas seguintes, livros não têm a exposição que merecem. Imprensa e livros são irmãos, filhos do mesmo processo tipográfico inventado por Johann Guttenberg em meados do século XV.


A diferença está na periodicidade. Livros são em geral produtos únicos (a não ser quando organizados em coleções) e a mídia é uma coleção interminável que obedece a um ritmo constante – diário, semanal ou mensal. Afora esta pequena diferença transmitem as mesmas sensações, transferem os conhecimentos e, sobretudo, baseiam-se num sistema idêntico. Com os olhos ou os dedos, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda ou ainda de cima para baixo fazemos parte da maior comunidade humana de todos os tempos: a comunidade dos que lêem, aquela que a partir de pequenas letras forma palavras e com elas transmite grandes idéias. Jornais e revistas criam estímulos para o livro e o livro cria estímulos para jornais e revistas.


Há uma relação orgânica entre os produtos impressos, são interdependentes, eternos parceiros e, no entanto, o jornalismo impresso não se empenha como devia para desenvolver o hábito de leitura entre crianças e jovens. Como se o leitor do livro infantil hoje não fosse o mesmo que dentro de poucos anos irá converter-se no fiel leitor de jornais e revistas. Governos desempenham um papel crucial porque se a escola não produz cidadãos-leitores menos livros, menos jornais e menos revistas serão impressos e lidos. O que nos leva a questão central desta edição do Observatório da Imprensa: o cidadão-leitor é mais preparado do que o cidadão-telespectador? Neste caso, por que razão estamos num programa de tv perguntando: por que ler?


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm