Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

O caso Snowden e a espionagem que chegou ao Brasil

Depois de um mês das primeiras revelações do ex-técnico em redes de computação Edward Snowden de que o governo americano monitora ligações telefônicas e trocas de mensagens de indivíduos e empresas há dez anos, o escândalo chegou ao Brasil.

De acordo com Snowden, que trabalhou durante quatro anos em uma empresa privada que prestava serviços para a National Security Agency (NSA), milhões de e-mails e ligações telefônicas de brasileiros foram espionados pela agência que cuida da segurança nacional americana. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, onde 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails foram rastreados.

O escândalo foi revelado em primeira mão pelo jornal britânico The Guardian e, nas últimas semanas, a imprensa brasileira publicou os dados referentes ao Brasil. Através do software Prism, a NSA – que atua há seis décadas na espionagem da comunicação de outros países – acessa e-mails, chamadas de voz e conversas online de usuários do Facebook, Google e YouTube.

Desde que revelou as informações confidenciais, Snowden é procurado pelo governo dos Estados Unidos e busca asilo político em outros países.