Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você e o Brasil vão acordar mais cedo amanhã. Dentro de sete horas e meia o país vai parar para saber o destino do futebol masculino nas Olimpíadas de Sidney. Vai ser o fato da semana, talvez do mês ou deste final do ano. E, apesar de ser um acontecimento extraído da realidade, este acontecimento tem dono. E quando um acontecimento tem dono deixa de ser acessível, universal e público passando à esfera da propriedade privada.
Para que você acompanhe o jogo de amanhã pela Tv, pelo rádio ou mesmo pela internet, alguém pagou e pagou muito dinheiro. Quem não conseguiu pagar não teve acesso.
Estas Olimpíadas vieram comprovar a mercantilização do esporte e não apenas isso. Também a mercantilização da cobertura esportiva.
Os entendidos dizem que isso é inevitável porque o esporte é diversão e diversão é negócio e sendo negócio é vulnerável a todos os fatores que marcam o mundo do dinheiro.
Você sabe que vai sofrer amanhã de manhã durante noventa minutos. Por enquanto, junte-se a nós para refletir sobre as causas do seu sofrimento.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm