Wednesday, 08 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Os surtos da censura

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Censura outra vez. O país foi redemocratizado há 23 anos, a República funciona plenamente e, no entanto, periodicamente, somos agredidos por surtos de censura. Do pior tipo, a censura togada, judicial.


O último acesso repressor mostra claramente que muitos magistrados não são leitores habituais de jornais ou revistas porque consideraram como propaganda as séries de entrevistas que os veículos impressos costumam fazer com os postulantes a cargos majoritários.


O Tribunal Superior Eleitoral, em boa hora, reverteu o abuso e anulou as multas impostas à Veja São Paulo e à Folha de S. Paulo. O pitoresco é que agora os juízes e promotores eleitorais estão se queixando da imprensa, acusando-a de intimidação.


O caso, felizmente, está encerrado mas, se a imprensa assume efetivamente a sua função fiscalizadora contra candidatos com ficha suja, as represálias podem ser imediatas, a não ser que se adote a solução do último fim de semana da Veja São Paulo.


Como era a vez de publicar a entrevista com o candidato a prefeito, Paulo Maluf, a revista publicou a entrevista normalmente e explicou porque ele não merecia aparecer na capa. O candidato não chiou.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm