Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Parceria bem-sucedida

Estamos comemorando nesta noite nosso primeiro aniversário. Um ano é pouco se considerarmos que existem no Brasil quatro jornais centenários – o Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, o Jornal do Brasil e o Estado de S. Paulo.

Por isso, esta nossa primeira festa pode parecer irrisória. Mas um ano também é muito: leve em consideração que um programa como o Observatório da Imprensa só pode ser apresentado na Rede Pública de Tv que, como sabemos, não dispõe dos recursos das redes comerciais. Mesmo assim, fizemos 60 horas ao vivo com uma média de quatro cidades em transmissão simultânea por programa.


Como a nossa intenção é fomentar a participação da sociedade, trouxemos para discutir o desempenho da imprensa mais de 100 personalidades de todas as profissões, além dos observadores fixos. Fizemos quase 500 entrevistas em nossas reportagens.


Essas cifras só valem quando examinamos a resposta do público. Não somos escravos do Ibope, ao contrário, condenamos a capitulação à ditadura do Ibope, mas quando nossa audiência mínima tanto no Rio como em São Paulo é de três pontos chegando a 4 e 5, em determinados momentos, significa que alguma coisa deu certo entre nós e você telespectador.


A melhor prova de nosso êxito é a reação perversa de poderosos veículos quando são flagrados em comportamentos impróprios. Essa fúria contra quem exerce o direito inalienável de observar é a nossa consagração.


Escolhemos como tema deste aniversário um grande jornal que hoje estaria com 95 anos, silenciado exatamente há 25. Um magnífico jornal que não se contentou em ser jornal, queria também ser ator da cena política, de preferência protagonista.


Queremos homenagear uma das grandes vozes da nossa imprensa neste século mas, ao mesmo tempo, queremos lembrar que arrogância e jornalismo é uma combinação que pode ser fatal.


Assista ao programa na íntegra em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm