Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Publicidade na mídia

O Observatório da Imprensa analisa a eficiência da publicidade no jornal impresso e no digital

A mídia tradicional, jornais e revistas, são comprovadamente eficazes e trazem muita confiança e credibilidade ao conteúdo veiculado. A frase não é de um editor ou dono de jornal, mas do fundador do maior empresa de publicidade do mundo, Martin Sorrel. A declaração provocou assombro no meio, porém foi compartilhada por grandes publicitários como Nizan Guanaes e Maurice Lévy do Publicis Groupe. Eles acreditam que não podemos opor o digital ao analógico porque são complementares. O presidente do Grupo Ogilvy Brasil Sérgio Amado também comunga desta ideia. Para ele a mídia impressa é eficiente e funciona. Nizan foi além quando afirmou que não viveremos sem ela por muitos anos.

As observações surpreendem no momento em que as empresas ainda apostam no digital para financiar projetos publicitários. E os números fundamentam a observação: de acordo com o Pew Research Center, organização sem fins lucrativos que analisa tendências do mercado, no ano passado os veículos impressos nos Estados Unidos renderam 16 bilhões enquanto o digital 3,5 bilhões de dólares.

O Observatório da Imprensa coloca o polêmico assunto em debate que ainda divide opiniões especializadas.