Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Quem vigia a imprensa?

Você não investe no mercado financeiro mas hoje, logo depois do anúncio da troca de comando no BC, você com certeza quis saber como ficou o câmbio e as bolsas. Você estava ansioso, ou ansiosa.

A cobertura econômica trata de fatos concretos mas gera atitudes que, por sua vez, se transformam em fatos.


O início de pânico na sexta-feira passada foi alimentado por boatos de confisco das poupanças. Sabemos muito bem que o boato só prospera quando não há informações ou quando impera a desinformação.


Será que a nossa mídia andou esclarecendo devidamente a opinião pública nos dias anteriores? Afinal, os 17 bilhões de dólares remetidos para o exterior nos últimos tempos foram de brasileiros. E esses brasileiros se informam aqui.


Exemplo de excitação imprópria é a fascinação de muitos de nossos profissionais pelos gurus estrangeiros. Essa fascinação não será um pouco exagerada? Em seus países de origem esses gurus são tão badalados como aqui?


Ora, como vivem no exterior não estão minimamente preocupados com a repercussão daquela frase bombástica convertida em manchete. Não têm o menor compromisso com a nossa realidade, movidos apenas pela vaidade e a concorrência entre os organismos internacionais.


Onde a mídia deve exercer efetivamente um papel decisivo é na fiscalização dos aumentos abusivos dos preços sob o pretexto da alta do dólar. Para isso, é preciso persistência, investir em reportagens. Mas a volta da inflação parece não assustar nossa mídia porque aconteceu justamente o contrário: nosso principal semanário, alegando o aumento do preço do papel e da tinta importada já aumentou o seu preço de capa.


Todos sabemos que jornais e revistas trabalham com estoques de três e seis meses. Portanto não faz sentido cobrar agora por matéria prima que só será usada no próximo trimestre. Mas o pior é que ninguém estrilou, mesmo os concorrentes. Sinal de que todos estão querendo fazer o mesmo.


Isso é grave. Dólar livre exige atenção e responsabilidade. A imprensa deve vigiar os preços mas agora quem vigia a imprensa?


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm