Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Respeito aos princípios éticos

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A questão que vamos trazer para você hoje tem a ver com esta telinha através da qual você está nos olhando neste momento – seja ela da Tv ou do computador. Tem a ver também com uma questão que há 300 anos apaixona filósofos, juristas, escritores e jornalistas: a liberdade de expressão.


Quando essa liberdade se manifesta no papel ou através da ação individual, há consenso. A sociedade como um todo tem o direito de tudo saber desde que respeitados os direitos individuais. A questão se complica a partir dos meios eletrônicos de comunicação de massa que entram nas casas sem controle.


O país voltou a discutir o baixo nível da programação de Tv diante de novas proezas do Ratinho. A coisa extrapolou da mídia, está sendo discutida nas escolas, nas conversas familiares, na rua. A perplexidade que toma conta do país não diz respeito aos aspectos filosóficos da questão mas à demora em se estabelecer algum tipo de regulamentação que impeça a veiculação de mensagens impróprias para crianças e jovens.


A questão foi levantada neste Observatório há mais de meio ano e continua na estaca zero. Por falta de uma definição dos poderes públicos permanecemos numa terra de ninguém entre a licenciosidade e a irresponsabilidade.


Tão grave quanto o baixo nível da programação televisiva são os sites do ódio ou de pedofilia disponíveis na internet. Alguns deles produzidos no Brasil e em português.


Este Observatório começou num site da internet, somos os primeiros a reconhecer os benefícios que a tecnologia trouxe à sociedade através da rede mundial de computadores, mas essa facilidade de acesso exige uma contrapartida: respeito aos princípios éticos.


Isso faz a diferença. Essa é a diferença. Convém não esquecer que Hitler chegou ao poder e nele manteve-se durante 12 anos com a ajuda do rádio que inicialmente era livre.


Os sites racistas e neonazistas que se espalham pelo mundo e já chegam ao Brasil nos obrigam a lembrar uma dado elementar: sem regras mínimas de respeito aos semelhantes a liberdade de expressão vale muito pouco.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm