Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
O programa de hoje vai tratar exatamente do mesmo assunto que trataria o programa do dia 6 de fevereiro. Vamos discutir a conspiração do silêncio para abafar o lançamento do livro ‘Memórias das Trevas, uma devassa na vida de ACM’ de João Carlos Teixeira Gomes.
Neste intervalo de duas semanas aconteceram alguns fatos novos. O primeiro deles: o livro agora é o mais vendido no gênero não-ficção na lista da revista Veja. E, mesmo assim, não mereceu uma linha sequer sobre o seu teor, não apenas deste importante semanário como no resto da mídia. As únicas exceções continuam sendo a revista Isto É e o Observatório online.
Outro fato relaciona-se exatamente com isto: graças ao embargo que cerca este texto ficaram esquecidas as acusações que pesam sobre o seu personagem central que continua no cenário político como se nada tivesse acontecido.
O outro fato novo refere-se justamente ao adiamento do reinício da nossa programação regular que deveria ter ocorrido no dia 6 de fevereiro. A direção do Observatório resolveu suspender não apenas aquela edição mas o próprio programa até que fossem reencontradas as condições de tranqüilidade para realizá-lo dentro de nossos padrões.
Não vetamos pessoas ou assuntos simplesmente anunciamos com toda a transparência e franqueza uma medida extrema contra nós mesmos: o Observatório na Tv não mais seria levado ao ar. Felizmente aquelas condições foram restabelecidas e hoje estamos aqui para reiniciar nossos encontros semanais.
Lamentavelmente, a suspensão do projeto Observatório na Tv foi deturpada principalmente por aqueles que comandam a conspiração de silêncio em torno do livro ‘Memórias das Trevas’. Fomos vítimas da mesma malícia e da mesma manipulação que estamos denunciando quando nos acusam de censurar um assunto, um livro e o seu autor.
Ele está aqui, ao vivo, para esclarecer também esta questão. Mas não percamos de vista o objeto desta edição: um best-seller foi lançado há cinco semanas e apenas um semanário e o Observatório online discutiram o seu teor. O resto é manobra para despistar.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm