Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. Tv comercial ou Tv pública? Pela primeira vez em 57 anos tornou-se impossível generalizar. Agora, quando se fala em Tv, é preciso tornar claro de que paradigma estamos falando. A promessa de uma Tv Pública criou uma expectativa tão grande quanto a do início da era digital. Os amantes das novidades tecnológicas estão tão excitados quanto aqueles que esperam grandes alterações em matéria de conteúdo. Mas, nem sempre foi assim: já houve tempo em que a tv comercial era sinônimo de inovação e trepidação. Se, por um lado, o telejornalismo não dispunha dos formidáveis recursos de que dispõe hoje em dia, por outro lado, era mais rico em matéria de debates e entrevistas. Hoje, a Tv por assinatura, paga, ficou com as entrevistas e debates mas, como sua audiência é pequena (se comparada com a tv aberta), estas entrevistas e debates são mais convencionais, burocráticos. Até humor e sátira, jóias da programação comercial, ficaram prejudicados porque deram lugar aos talk-shows, que não chegam a ser completamente engraçados, nem atendem aos padrões das grandes entrevistas. O resultado é que, neste exato momento, as inovações da Tv comercial aberta resumem-se às trocas de títulos das telenovelas e dos seriados. A exceção é o telejornalismo que ficou como a única janela aberta para a realidade. Esta edição do Observatório da Imprensa vai entrar na máquina do tempo para reencontrar uma época em que a televisão privada, sem perder suas características de veículo de massas, era um laboratório para arrojadas experimentações. Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm