Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Seguindo uma tradição iniciada em 2008, a última edição do ano tem um formato diferente: usamos a pauta dos últimos dias para montar uma projeção para as 48 pautas semanais de 2013.
O elenco deste ano é ligeiramente diferente dos anteriores, já que nem sempre é possível conciliar nossa agenda com as dos observadores convidados.
Participam desta edição: Renato Lessa, cientista social especializado em teoria política; Sérgio Besserman Vianna, economista e ambientalista e Adauto Novaes, filósofo e jornalista. Todos são professores e comunicadores, pensadores que dominam a arte de fazer pensar.
O veloz processo de fragmentação trazido pelas novas tecnologias de informação está criando um novo compromisso da mídia com o seu público: juntar fatos, cacos, bits e bites. O jornalismo converteu-se na busca de sentido e dimensão, transformar o jorro contínuo – em tempo real – de irrelevâncias em algo relevante. O que antes se chamava de imprensa, virou uma enorme pressão para evitar que o cidadão-leitor se transforme num mero assinante e consumidor de um serviço informativo.