Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A foto da capa

DANE-SE A INFORMAÇÃO

Os dois jornalões paulistanos do último sábado (20/4) saíram com uma enorme fotografia na primeira página, praticamente igual, de um presidiário exibindo através de uma portinhola da cela um respeitável "trêsoitão" (na foto do Folha apareciam duas armas). Tratava-se de um motim no Rio, organizado pela facção paulista do PCC, que durou 17 horas.

Impressionante, revela a facilidade com que os presos são abastecidos com armas pesadas e a naturalidade com que se promovem para a imprensa.

Pelo destaque na primeira página e pelo conteúdo da foto imagina-se, então, matérias longas e completas. Ledo engano: a cobertura do episódio no Estado de S.Paulo saiu lá nos confins do caderno Cidades, depois de um pseudocaderno de esportes intercalado no meio (pág C 4). Razoável tamanho e destaque interno mas não se justifica que a capa deste caderno tenha a seguinte manchete: "Chegou o sábado, o dia oficial das compras". Isso é uma não-notícia determinada pelo marketing para estimular o clima de consumo!

A Folha saiu-se de forma ainda pior com o seu olímpico desprezo por matérias de polícia: na pág. C 10, fim do caderno, espremida num "pescoço" de uma coluna.

Ou a foto foi montada pelo departamento de relações públicas do PCC ou já chegamos à era da imagem absoluta, sem informações.