TIROTEIO ELEITORAL
Alexandre Martins (*)
Serra é o mais atacado e Ciro o que
mais ataca
Até as eleições de outubro,
este Observatório publicará semanalmente análises
do Instituto Brasileiro de Estudos da Comunicação (IBEC) sobre
o comportamento da mídia no processo eleitoral e o tratamento dispensado
aos candidatos.
Ataques entre candidatos são uma constante em ano eleitoral ? e as páginas
dos jornais diários seu principal campo de batalha. Não é
para menos. Até o início do horário eleitoral gratuito
no rádio e na TV, a imprensa é o único instrumento disponível
para os candidatos "conversarem" com o eleitorado.
Mesmo depois de iniciada a propaganda obrigatória na mídia eletrônica,
os jornais continuam indispensáveis para qualquer candidatura que almeje
o sucesso: têm credibilidade e as aparições ali são
mais baratas do que a publicidade. Por isso, mal se definiram as candidaturas
logo começaram as trocas de salvas de artilharia pesada entre candidatos
e/ou assessores ? a imprensa encontrou material de sobra para tratar o assunto
eleições.
Neste ano, a imprensa fez de tudo para antecipar o debate eleitoral que, a
rigor, só foi parcialmente interrompido durante a realização
da Copa do Mundo de futebol. Depois do pentacampeonato e das decorrentes comemorações,
logo vieram as convenções partidárias e, a partir dali,
a corrida pelo voto começou para valer. E os ataques também. Vamos
aos números.
Quem ataca quem
CmP – Centímetros Ponderados*
Para melhor entendimento da tabela acima e das que aparecem em seguida, convém
registrar que Centímetro Ponderado (CmP) é o resultado de pontuações
atribuídas ao material publicado pela imprensa (mensurada em centímetros
quadrados) considerando a importância do veículo em que a notícia
foi publicada em função de sua audiência, credibilidade
e confiabilidade, além de também pontuar, dentro de cada veículo,
o dia em que a matéria circulou, em que página (capa, primeiro
caderno etc.) e com que destaque (tratamento editorial privilegiado, título,
foto, legenda, cor etc).
De acordo com os resultados da pesquisa IBEC, Ciro Gomes é o candidato
que mais ataca seus adversários e elegeu o governista José Serra
como seu principal alvo. Mesmo sendo um personagem polêmico, a imprensa
não conseguiu fazer de Ciro o algoz de Serra ? coube ao senador José
Sarney cumprir esse papel.
Sarney acusou Serra de ser o mentor do escândalo da Lunus, que enterrou
a candidatura de Roseana ainda antes da Copa, o que se tornou o primeiro grande
fato divulgado pela imprensa e até agora não superado em importância
na cobertura eleitoral. Esse assunto rendeu milhões de centímetros
nas páginas da imprensa escrita.
Veja a seguir os números relativos aos outros três principais
candidatos.
(*) Jornalista, diretor de pesquisas do Instituto
Brasileiro de Estudos da Comunicação (IBEC)