MÍDIA & CANDIDATOS
Alexandre Martins (*)
O volume de matérias, editoriais, notas e artigos publicados pela imprensa a respeito das eleições presidenciais é bem maior agora nessa primeira semana de cobertura sobre o segundo turno do que foi durante o primeiro. A quantidade de material sobre eleições foi maior do que qualquer outra semana ? de janeiro a 6 de outubro ? quando a imprensa ainda cobria as quatro principais candidaturas.
A vantagem qualitativa e quantitativa dos conteúdos veiculados pela imprensa na primeira semana de cobertura eleitoral é de José Serra. Ele aparece ? nas entrelinhas ? como um herói que não permitiu que Lula ganhasse no primeiro turno. Teve, portanto, maior espaço editorial e positivo do que Luiz Inácio Lula da Silva, o que não acontecia na cobertura do primeiro turno.
A preferência da imprensa por Serra ? pelo menos por enquanto ? vai interferir, e muito, em mudanças significativas no quadro eleitoral. Isso porque os jornais e revistas pertencem ao meio com maior poder de formação da opinião pública.
Prova disso foram os resultados da pesquisa IBEC Eleições 2002, que analisou os mais influentes jornais diários e revistas semanais e, a partir de seus conteúdos, foi o único instituto de pesquisa capaz de dizer que haveria segundo turno entre Lula e Serra, tal como está publicado em artigo deste Observatório [n? 190, 18/9/02; veja essa e outras remissòes abaixo].
Não é importante, nesse momento, discutir quem pauta quem no jornalismo em seus diversos meios. Já está mais do que provado que a mídia impressa, furada ou não por uma rádio ou emissora de TV, é a mídia política por natureza. E o candidato que tiver melhor desempenho nos jornais diários será o próximo presidente do Brasil.
Abaixo, os índices apurados pelo IBEC para os dois candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais:
José Serra ? Índice IBEC 6,3
Centímetros positivos = 1.341.599
Centímetros negativos = 246.054
Luiz Inácio Lula da Silva ? Índice IBEC 3,7
Centímetros positivos = 1.273.518
Centímetros negativos = 423.412
O IBEC passa a atualizar diariamente as informações referentes à cobertura da imprensa sobre o segundo turno das eleições 2002 no sítio <www.ibec.com.br>.
Metodologia
O Índice IBEC é calculado segundo fórmula que considera os centímetros positivos e negativos de cada candidatura sobre o volume total das centimetragens de todas as candidaturas.
Entenda-se por centímetro o resultado de ponderações acrescidas aos centímetros quadrados medidos de cada fragmento de notícia publicada, analisados segundo a candidatura, o personagem, o assunto e a abordagem (positiva ou negativa) e considerando:
- audiência do veículo;
- credibilidade do veículo;
- localização no espaço editorial;
- estrutura de cada notícia.
Universo pesquisado: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Correio Braziliense, Estado de Minas, Zero Hora, A Tarde, Diário de Pernambuco, Veja, IstoÉ, Época, Exame.
(*) Jornalista, diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Estudos da Comunicação (IBEC)
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