Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A leitura favorita dos britânicos

TELETIPO

Pesquisa da Orange Prize for Fiction com 200 casais descobriu que os britânicos passam seis horas por semana lendo e três horas por dia assistindo à TV. Os jornais são a leitura favorita da maioria, na qual investem duas horas semanais. Em média, os britânicos passam sete minutos diários lendo na internet e apenas cinco folheando revistas. Segundo a BBC News (27/5/02), 40% dos entrevistados revelaram nunca ler livros.

A revista satírica quinzenal Punch (soco), há mais de 150 anos no mercado britânico, acaba de ser fechada pelo proprietário, o milionário egípcio Mohamed al-Fayed. A circulação, que já atingiu 175 mil exemplares na década de 40, atualmente caiu para seis mil. Para Chester Stern, representante de al-Fayed ? pai de Dodi, morto em 1997 com Lady Di ?, não há mais espaço para a publicação: "O mercado para este tipo de sátira política sofisticada, que foi marca registrada da Punch por anos, diminuiu", lamenta. Segundo a Reuters (30/5/02), a versão eletrônica deve continuar.

A ex-tenista Steffi Graf ganhou ação contra a Microsoft da Alemanha, que publicou fotos falsas em seu sítio. Enviadas por usuários, as fotos, manipuladas digitalmente, mostravam a cabeça de Graf sobre um corpo nu. A tenista pediu à Microsoft que as tirasse do ar ? o que a empresa fez ?, e que assinasse acordo formal de que elas não apareceriam novamente. Quando a companhia se recusou, alegando que não pode controlar as salas de bate-papo e o envio de fotos, a ex-tenista entrou com processo. Informa a AP [29/5/02] que um tribunal de recursos reiterou a sentença de que a Microsoft é responsável pelo conteúdo da página e pagará multa se as imagens voltarem ao ar.