ARMAZÉM LITERÁRIO
Autores, idéias e tudo o que cabe num livro
VOLUNTARIADO
No ano do voluntariado, até mesmo o bruxinho que encantou crianças e adultos de todo o mundo está se mobilizando. A convite do roteirista Richard Curtis (Quatro casamentos e um funeral e Notting Hill), J. K. Rowling, autora inglesa da série Harry Potter, inspirou-se nas crianças carentes nos dois últimos lançamentos da série, disponíveis nas livrarias dos Estados Unidos e Europa desde 12 de março.
Segundo Karen Jenkins Holt (Brill?s Content, 29/3/01), toda a arrecadação vai para o Fundo Harry Potter, criado pela Britain?s Comic Relief. A entidade nasceu em 1985 para ajudar crianças famintas e outros projetos no continente africano. Impressoras, editoras e livrarias de todo o mundo estão colaborando com o fundo, com trabalho voluntário ou preços mais baixos.
RANDOM HOUSE-MONDADORI
Na semana retrasada, as editoras Random House (empresa americana que pertence à Bertelsmann) e a italiana Mondadori anunciaram planos de fundir as operações de publicação de livros em espanhol. Cada companhia terá 50% da nova empresa, o Grupo Editorial Random House Mondadori. A informação é do New York Times (26/3/01).
A iniciativa espera lucro anual de 100 milhões de dólares, transformando-se numa das maiores editoras de língua espanhola, com autores conhecidos como Gabriel García Márquez, Michael Crichton e Stephen King.
Peter Olson, executivo-chefe da Random House, disse que as novas tecnologias para impressão de pequenas quantidades de livros facilitarão as vendas de obras em espanhol para a comunidade hispânica residente nos Estados Unidos e no Canadá.
Armazém Literário ? próximo texto
Armazém Literário ? texto anterior