Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

A origem curiosa das palavras

NOITE DE AUTÓGRAFOS

[do convite da editora]

A Editora José Olympio e a Livraria da Vila promovem noite de autógrafos no lançamento do livro A origem curiosa das palavras, do jornalista Márcio Bueno, na Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo, no dia 29 de setembro, segunda-feira, a partir das 18h30.

Opiniões

** Ziraldo (Pasquim21, n? 65): "O livro é uma maravilha! As escolas criariam uma geração mais interessada e interessante se dessem o livro do Márcio para a criançada ler."

** Juca Kfouri (Rádio CBN, 24/7): "É pra você ler, pra se divertir, pra ter como consulta na sua estante. Um livraço!"

** Pedro Bial (Globonews, 12/6): "O livro é repleto de humor, além de informações preciosas e cuidadosamente coletadas."

** A.F. Borges (O Globo, 2/8): "Os estrangeirismos e a banalização popularesca que têm feito do pior português o nosso idioma oficial encontram afinal neste livro um inestimável antídoto."

UM PAÍS POCOTÓ

Brasileiros Pocotó, de Luciano Pires <http://www.lucianopires.com.br/>, Editora Frente e Verso, São Paulo, 2003, 152 pp. Preço: R$ 23


[do release da editora]

Brasileiros Pocotó, do jornalista Luciano Pires (também escritor, cartunista, executivo de multinacional) reúne textos e ilustrações sobre a mediocridade que invade diariamente o lar de cada cidadão. Após o fenômeno Pocotó, Luciano Pires escreveu um texto sobre o assunto, que repercutiu na internet.

“Percebi que existe uma carência pela reflexão sobre o Brasil, seus problemas, riscos e oportunidades, sob um ponto de vista diferente das patrulhas, da pseudo-intelectualidade, do academicismo incompreensível e, principalmente, da mediocridade simplista e superficial, tão comuns em nosso dia-a-dia", diz o autor.

Brasileiros Pocotó reúne este e outros textos, além de cartuns bem-humorados, que dão amplitude ao debate sobre a inocência (ou ignorância) do povo brasileiro ao aceitar o que lê, ouve ou assiste em horário nobre.