CASA DOS ARTISTAS
"Produtora holandesa processa Silvio Santos", copyright O Estado de S. Paulo, 24/11/01
"Pelo jeito, o SBT está longe de se livrar dos problemas judiciais. A produtora holandesa Endemol Entertainment, detentora dos direitos de produção do reality show Big Brother, abriu na quinta-feira processo contra a emissora, na Holanda. A produtora acionou a Justiça do seu país, pois, antes de vender os direitos do programa para a Rede Globo, havia negociado com o Silvio Santos.
De acordo com a Endemol, como o acordo entre ela e SBT fracassou, a rede de TV teria assumido compromisso de confidencialidade – e não cumpriu. Durante meses, a emissora teve acesso a detalhes sobre o formato do game, cujos direitos no Brasil foram comprados pela Globo em agosto.
O primeiro capítulo do Casa dos Artistas foi ao ar no fim de outubro, sem muito alarde. Logo após sua estréia, as emissoras concorrentes trocaram farpas por meio de notas oficiais divulgadas na imprensa. Isso até a TV de Roberto Marinho chegar à via de fato e recorrer à Justiça. No dia 31 de outubro, uma liminar foi concedida à Rede Globo pelo juiz Paulo Campos Filho, da 4.? Vara Cível de Osasco, proibindo a exibição do Casa dos Artistas. A liminar impedia que o programa fosse ao ar sob pena de multa diária de R$ 200 mil.
Por dois dias, Silvio Santos precisou substituir às pressas sua programação no horário. A liminar foi cassada no fim da tarde do dia 2 de novembro, pelo desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acolheu o recurso do SBT e liberou a exibição do game.
De acordo com o diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, a briga na Justiça brasileira continua, mas não vê com muito otimismo uma rápida solução para o impasse. ?Até a Justiça tomar alguma atitude, Casa dos Artistas já terá chegado ao fim e o nosso programa terá sido prejudicado?, avalia Erlanger. Ele garante que, mesmo com o plágio, o reality show global vai ao ar no ano que vem, como estava previsto. ?O que incomoda a Globo não é a audiência, mas o desrespeito com os direitos autorais.?
Silvio Santos deve preocupar-se com o processo da produtora Endemol Entertainment, pois no exterior os direitos autorais são levados muito a sério. Outras atrações do SBT também enfrentam processos de plágio na Justiça estrangeira. Entre eles, está o popular Qual É a Música?, comandado pelo próprio Silvio Santos. O processo foi movido recentemente pela produtora norte-americana Sandy Frank Productions, idealizadora do programa Name That Tune (Dê Nome a Esta Música).
Outra preocupação da emissora recai sobre o novo horário do Casa dos Artistas, que passou a ser exibido também às 18 horas desde o início da semana. No Diário Oficial da União, publicado na quarta-feira, o coordenador-geral Mozart Rodrigues da Silva, da Secretaria Nacional de Justiça, classificou o reality show como ?não recomendado para menores de 14 anos? e sua exibição é adequada somente para depois das 21 horas, acompanhada da seguinte advertência: temática adulta.
Segundo ainda o Diário Oficial, de acordo com a Portaria 796, artigo 4, a classificação etária tem por base a sinopse dos programas, incluindo telenovelas e minisséries. Como o Casa dos Artistas das 18 horas é veiculado ao vivo, não é possível previamente classificar sua sinopse. ?Cabe, portanto, a responsabilidade (do conteúdo) aos dirigentes, apresentadores e equipe de produção?, finalizou.
Por enquanto, o game continua a ser exibido normalmente, nos dois horários. No domingo, a prefeita Marta e o senador Eduardo Suplicy mandarão recado para o filho Supla."
"Supla intensifica marketing do seu novo CD", copyright O Estado de S. Paulo, 23/11/01
"Domingo é o único dia da semana em que os participantes do Casa dos Artistas têm oportunidade de conversar com Silvio Santos, mandar recados para família e amigos e saber um pouco sobre o mundo aqui fora. Nessas ocasiões, Supla não perde a chance de fazer marketing de seu sétimo CD, o independente O Charada Brasileiro. ?Um dos principais motivos de eu estar aqui é para divulgar meu disco?, confessou ele no último domingo.
Após o lançamento previsto para o início desta semana ter sido adiado por problemas na gráfica, O Charada Brasileiro finalmente deve chegar hoje (ou, no máximo, segunda-feira) às bancas de jornal, por R$ 9,90, com pôster encartado. Supla parece ter seguido os passos de Lobão, que utilizou as bancas como ponto-de-venda do seu A Vida É Doce, em 1999. A tiragem inicial de O Charada seria de 30 mil CDs, mas a repercussão do Casa dos Artistas aumentou a tiragem para 100 mil. As bancas, que anteriormente encomendavam de 10 a 20 exemplares, quadruplicaram os pedidos.
Sem abandonar sua raiz punk – que marcou a carreira e a discografia -, Supla flerta também com o classic rock e hip hop neste trabalho. O Charada traz algumas pérolas, como a nova versão de Green Hair (Japa Girl) e Garota de Berlim.
Provalvemente neste domingo, o ?papito? deve perguntar a Silvio Santos como está o desempenho de seu novo CD no mercado.
No mesmo dia, Alexandre Frota ouvirá a mensagem gravada por sua mulher, a apresentadora Daniela Freitas. ?Eu disse que sinto sua falta e para ele não se preocupar com sua mãe, que teve um problema de saúde, mas está bem?, adianta Daniela, que vive há dois anos com Frota e acaba de assinar contrato com a Record. Ela apresentará um programa esportivo ao lado de Milton Neves, que a levou para a emissora.
No bilhete que Alexandre Frota enviou à mulher pela última participante eliminada, Núbia Ólive, a apresentadora diz que ele recomenda que ela se cuide e faça tudo direito. ?O Alexandre tem poder de conquistar as pessoas, a convivência com ele é agradável?, comenta. ?Existem pessoas que falam mal dele, pois não tomaram consciência de que aquilo é um jogo. Alexandre entrou para ganhar.? Apesar de o marido ter pedido aos companheiros para votarem pela saída dele, Daniela acredita que ele continuará no programa. ?Mas o Supla deve sair vencedor, pois se tornou o queridinho.?"
***
"Globo e SBT disputam audiência na Internet", copyright O Estado de S. Paulo, 20/11/01
"Os altos índices no ibope do programa Casa dos Artistas, do SBT, parecem ter ultrapassado as dimensões da telinha. Disponível na rede mundial de computadores desde o início do mês, o site www.sbt.com.br/casadosartistas já despertou a curiosidade de quase 7,5 milhões de internautas, mesmo sem ainda exibir imagens on-line do que ocorre dentro da casa.
A previsão é de que o número de acessos aumente consideravelmente depois que as câmeras começarem a veicular, ao vivo, durante 24 horas, o cotidiano dos participantes. A Assessoria de Imprensa da emissora não soube informar quando as cenas on-line irão ao ar, nem se haverá ou não edição das imagens, como acontece com o programa.
A Rede Globo entrou na disputa pela audiência virtual com o site oficial de seu reality show dominical, o programa No Limite, que se encontra na terceira fase. Somente no dia 4 de novembro, um domingo, a página www.globo.com/no limite – resultado de uma parceria entre Globo.com e a emissora de Roberto Marinho – obteve cerca de 90 mil acessos.
Para atrair mais visitantes, o site iniciou uma promoção, que distribui prêmios semanalmente, incluindo DVD, Nintendo 64 e gameboy. Para tanto, o internauta deve responder às perguntas relacionadas ao game e aguardar a premiação. No final de No Limite, o vencedor ganhará uma passagem de avião e cinco dias de hospedagem na Ilha de Marajó, que está servindo de cenário para esta fase do programa. De acordo com a Globo, mais de 20 mil pessoas estão participando do jogo.
Eleito o queridinho do Casa dos Artistas, Supla também tornou-se alvo de pesquisa no mundo virtual. ?O número de acessos ao meu site aumentou assustadoramente desde que o programa começou?, garante o fã Fernando Aleixo, webmaster de www.curtindosupla.hpg.ig.com.br. ?Supla está tendo uma ótima aceitação do público; na verdade, ele caiu no gosto popular.? O site tem links para outras páginas do ?papito?. Supla acaba de lançar seu novo CD, O Charada Brasileiro, que chegou ontem às bancas e está à venda por R$ 9,90."
"Casa dos Artistas estará no ar durante 24 horas em TV paga", copyright O Estado de S. Paulo, 22/11/01
"Sílvio Santos negociou, negociou e conseguiu. A sua menina dos olhos, o programa Casa dos Artistas, poderá agora ser visto na íntegra, em suas 24 horas diárias, pelo sistema pay-per-view da TV paga. O dono do SBT fechou ontem um contrato com a Direct TV Brasil para exibição da atração sem cortes. A operadora de TV por assinatura transmitirá o reality show a partir de hoje, às 7 horas da manhã, ao vivo, pelo canal 607, em sistema pay-per-view, até o final da competição.
Segundo o diretor de programação da Direct TV, Rogério Brandão, a negociação com o SBT começou duas semanas após a estréia da atração. Interessada no sucesso do formato, a direção da Direct TV resolveu ir atrás da transmissão exclusiva em DTH (transmissão direta por satélite) do programa. Mas, antes de fechar negócio, a operadora esperou Sílvio Santos lançar na terça-feira o segundo horário de exibição do programa, em que são transmitidos 15 minutos diários do Casa dos Artistas ao vivo.
?É claro que a experiência da exibição ao vivo funcionou como um teste para nós?, conta Brandão. ?Agora temos certeza de que será um sucesso no pay-per-view, pois o apelo do programa é ótimo e há realmente público interessado em ver a atração a qualquer hora do dia?, diz Brandão.
Pacotes – O programa Casa dos Artistas será oferecido em três formatos: 24 horas, weekend e completo. Na opção 24 horas, o telespectador poderá assistir por até 24 horas a partir do horário em que for feita a compra. No weekend, o canal estará disponível das 7 horas de sexta-feira até as 7 horas de segunda-feira. O pacote completo traz as imagens do programa desde as 7 horas de hoje até o final da competição.
?Com base em nossa experiência, creio que o pacote mais vendido será o das 24 horas do programa?, afirma Brandão. ?Na Argentina, onde a Direct TV possui exclusividade do programa Big Brother, é assim. A diferença está na escolha das câmeras, que fica a critério do telespectador argentino. Aqui transmitiremos no esquema de câmeras montado por Sílvio Santos.?
Para ter o pacote completo do Casa dos Artistas, o assinante terá de desembolsar cerca de R$ 45. Se quiser ver só 24 horas do programa, o preço cai para R$ 7,90.
O programa está em sua quarta semana e conta agora com oito participantes: Alexandre Frota, Bárbara Paz, Nana Gouvêa, Mari Alexandre, Mateus Carrieri, Supla, Patrícia Coelho e Taiguara Nazareth. A cada semana, um deles será eliminado.
O vencedor levará um prêmio de R$ 300 mil na final, marcada para dia 16 de dezembro."