Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Agora eles se prestam ao crime

MUQUIRANAS DA INTERNET

Marinilda Carvalho

Não basta ser chato e muquirana. Para fazer parte do crescente bando de internautas que repassa qualquer besteira que recebe "a todos os e-mails que conhece" é preciso ter também um quê de mau-caratismo. E até de infrator.

É o que parece ter ficado demonstrado na tarde de sexta-feira (14/11), quando a polícia de São Paulo indiciou uma dupla de boateiros que espalhou mensagem "alertando" contra um suporto ataque do PCC a algum shopping do interior paulista, que ocorreria eventualmente no fim de semana.

Eis a mensagem, da qual o Observatório recebeu cinco cópias enviadas por muquiranas de diversos matizes (outra característica desses muquiranas é o assassínio constante do português, mas isso já é outra enfermaria):


Credo…..

Bom dia, pessoal…tudo bem?

Não sei se vcs acreditam nessas coisas…mas me sinto na obrigação de dizer…

Ontem, o meu pai recebeu uma ligação de uns amigos dele, de confiança, que moram em Presidente Bernardes, local onde o Fernandinho Beira-Mar está preso…pedindo para ele avisar a nossa família para evitar de ir à qualquer shopping este final de semana…Vcs devem estar se perguntando por que, né? Então..não sei se vcs chegaram a ver aquela reportagem que dizia que o PCC roubou 20 Kg de dinamite….Parece que eles estão planejando um grande desastre…e num shopping..porém como não sabemos qual..evitem ir à qualquer shopping este final…não custa nada..Podem ser só comentários e nada acontecer..mas já que recebi essa informação prefiro não arriscar!

Obs: repassem para quem vcs puderem…pois com certeza não lembrei de todo mundo!


No mínimo, incitação ao pânico coletivo, numa região traumatizada por crimes hediondos e atentados à polícia. Quem se presta a tocar tambor para bandido vira seu aliado. Pois a polícia agiu rapidamente. O Último Segundo publicou a informação na noite de sexta (como os envolvidos não foram julgados divulgamos apenas suas iniciais):


Pai e filha são indiciados por email que alertava contra suposto ataque do PCC

Redação (editorultimosegundo@ig.com)

São Paulo ? O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) indiciou, na tarde desta sexta-feira, os dois responsáveis pelo "spam" que circulou esta semana pela internet, cuja mensagem alertava para uma suposta ameaça de bomba em um shopping de São Paulo durante o final de semana. A autoria do possível atentado era atribuída ao PCC. O email dizia que a informação vinha de uma pessoa residente em Pedro Bernardes, onde está preso Fernandinho Beira-Mar.

A polícia rastreou a mensagem e descobriu que ela partiu de um computador usado por uma mulher de 20 anos de idade. Em seu depoimento ao delegado Arlindo Negrão Vaz, da divisão de crimes eletrônicos do Deic, [J. M.], 20, alegou que queria apenas alertar as amigas sobre o perigo do atentado, uma vez que seu pai havia ouvido a história de uma amiga.

O pai, o economista [L. A. M.], 54, confirmou que recebeu a informação de uma amiga que trabalha no INCRA. Ambos foram indiciados por incitação à subversão da ordem política e social e ao crime. O inquérito já foi instaurado para averiguar se os depoimentos são verdadeiros. Os dois já foram liberados pela polícia.


Atenção, muquirana: espalhar boato é crime. Você pode ser preso. Repasse esta mensagem a todos que você conhece.