Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Aids na Vila Sésamo

TELETIPO

O desenho Vila Sésamo vai estrear em setembro um novo personagem, um Muppet portador do vírus HIV. O show, criado nos EUA em 1969 e dirigido a crianças de 3 a 7 anos, é um dos primeiros programas para o público de idade pré-escolar a tratar de Aids. Por enquanto, a novidade está restrita à África do Sul, país onde uma em cada nove pessoas é HIV positivo, mas espera-se que apareça nas outras oito nações que exibem versões do desenho. Segundo Bernie Woodall [Reuters, 11/7/02], o personagem foi apresentado na recente Conferência Internacional de Aids em Barcelona.

 


Foram proibidos na Malásia vídeos de seriados como Friends e Ally McBeal e de um show da cantora pop australiana Kylie Minogue. Eles estão em lista de 194 títulos condenados pela Comissão de Censura de Filmes do país. Os motivos não foram esclarecidos. Os censores usaram a regulamentação existente, que proíbe fitas com “moral ruim”. O governo malaio faz rígido controle de audiovisuais. No cinema, cenas de beijos às vezes são cortadas e, quando ocorre blasfêmia, o áudio é apagado. De acordo com a Reuters [12/7/02], a censura será pouco efetiva para alguns dos títulos listados, pois, além de muitos serem exibidos na TV por satélite, são facilmente encontrados no próspero mercado de pirataria malaio.


O Hactivismo, grupo internacional de hackers, planeja oferecer um software de navegação anônima a internautas de países em que a rede é censurada. O programa Câmera/Shy, para download gratuito, permite ao usuário esconder mensagens em fotos enviadas pela internet, contornando eventual monitoração. O usuário instala o programa no computador, entra em sítios proibidos e depois o remove, sem deixar traço. Eric Auchard [Reuters, 14/7/02] lembra que a iniciativa deve contrariar os governos da China e de países árabes, que controlam o acesso público.