PÍCARA SONHADORA
"Faltou cuidado com direção na estréia do SBT", editorial copyright O Globo, 29/08/01
"O que foi aquela imagem sombreada, à la Hitchcok, de uma mulher empunhando um punhal, abrindo para uma sorridente Bianca Rinaldi (Ludmila) caminhando saltitante até a geladeira para cortar um pedaço de presunto? Pois aconteceu. E esta foi a primeira cena de ?Pícara sonhadora?, novela que o SBT estreou segunda-feira no horário das 20h15m com 18 pontos de média no ibope. Falando sério: com este início fica difícil ter boa vontade com o resto da obra.
Não podia ter sido de mais mau gosto também o diálogo de Marcelina (Maria Estela) com o filho da empregada que está à morte. Ora, o garoto ouviu todo mundo falar que a mãe ia morrer, viu a patroa dela sair do quarto com cara de enterro, perguntou para a mulher se o que ele mais teme é verdade e ouviu : ?O que é isso, menino? Você e sua mania de ficar dando ouvidos a conversas dos outros!? Tem dó.
O casal protagonista pode funcionar, mas Bianca precisa corrigir o eterno jeito de Polyanna e Petrônio Gontijo (Alfredo), o de lobo-mau. Maria Estela também se esforça e consegue um bom resultado. Abel Santa Cruz, idealizador da obra, tinha adeptos mundo afora com seus dramalhões, e parece que desta vez também não poupou o público. Tudo bem, faz parte, e é possível gostar. Mas é preciso ter mais cuidado com a direção. Onde já se viu alguém tomar banho de banheira com sais roubados numa loja de departamentos e ainda fazer bolinha de sabão?"
SBT vs. GLOBO
"SBT ‘belisca’ atrações da Globo", copyright O Estado de S. Paulo , 29/08/01
"Invadir, aos poucos, o horário das mais temidas atrações da Rede Globo, para verificar seus pontos fracos. Essa é a nova tática do SBT para abocanhar mais algumas fatias de audiência da concorrente. Segundo o diretor de Programação da emissora, Mauro Lissoni, pequenas mudanças nos horários de programas fortes do SBT têm ajudado, e muito, o canal de Silvio Santos a consolidar o ibope e a ganhar uma audiência mais fiel.
A estratégia é simples, avalia Mauro Lissoni. ?Começamos estendendo o Domingo Legal, de Gugu Liberato, por 5 minutos sobre o tempo do Fantástico, da Globo, e hoje ficamos quase 20 minutos na frente em audiência desse programa líder da concorrência?, explica Lissoni. ?Também alteramos o horário de nossas novelinhas infanto-juvenis para baterem de frente com a novela Porto dos Milagres?, continua. Mas é uma alteração feita em doses homeopáticas, até que seus efeitos sejam avaliados.
?A mais recente modificação foi no horário do Show do Milhão, de domingo, que agora está entrando quase meia hora mais cedo. A atração, que antes ganhava do Sai de Baixo, hoje já abocanha um pouco da audiência do Fantástico. Em 20 dias, o Show do Milhão pulou de 25 pontos no Ibope para 32 de média.?
Para o diretor, agora é a emissora dos Marinhos que se preocupa com as modificações do SBT. ?Antes corriamos atrás das mudanças da Globo, hoje são eles que mudam sua programação por nossa causa. Vamos continuar com essa tática, e mais mudanças devem ocorrer com a entrada de um novo horário de novelas no SBT, em 2002.?"