Tuesday, 19 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Atentado adia lançamento de produtos

GUERRA E ENTRETENIMENTO

Os atentados terroristas tiveram repercussão na indústria cultural americana: na quarta-feira [12/9], muitas organizações de mídia anunciaram mudanças em seus planos. Em sinal de respeito às vítimas, as redes de TV adiaram a edição deste ano do Emmy Awards e o lançamento de novas séries. Alguns filmes que seriam exibidos na TV também foram trocados, porque tinham temas muito parecidos com os eventos reais. A ABC desistiu de passar O pacificador, que envolve terroristas, e a Fox retirou da programação o filme Arquivo X (em que o mundo é ameaçado por alienígenas), e Independence Day (tema similar).

Duas produções de Hollywood também tiveram a estréia adiada: a Warner Bros declarou que Collateral damage, filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, sobre terroristas colombianos nos EUA, não chegará aos cinemas em 5 de outubro, como O planejado. A Walt Disney também não lançará Big trouble em 21 de setembro ? embora seja uma comédia, a história envolve uma bomba num avião. A Sony retirou dos cinemas o trailer do Homem Aranha: um helicóptero conduzido por ladrões fica preso numa teia tramada pelo herói entre as torres do World Trade Center.

Segundo Bill Carter e Rick Lyman [The New York Times, 13/9/01], a AOL Time Warner adiou o lançamento do que deverá ser um dos livros mais promovidos da história, a autobiografia de Jack Welch, presidente da General Electric. Muitas redes de TV e rádio suspenderam praticamente todos os anúncios, enquanto revistas e jornais limitaram o espaço reservado a eles.

A NBC vai segurar sua semana de lançamentos, ostensivamente divulgada e esperada. Agendadas para 17 de setembro, as estréias só chegarão à telinha no dia 24. "À luz da recente tragédia no país, a NBC decidiu adiar a nova programação do horário nobre desta temporada", anunciou a emissora. Os lançamentos da NBC incluem UC Undercover, série dramática sobre espionagem, e Law & Order, cujos episódios iniciais tratam de um ato de terrorismo contra os EUA. Outro fator que determinou o atraso na programação da NBC é de ordem técnica: em Nova York, a emissora está sem antena de transmissão, destruída com a queda do WTC.

A consideração pelo público e a preocupação em não descambar para o mau gosto estendeu-se a outras emissoras. CBS e ABC decidiram se juntar à NBC, de forma que a nova temporada nos EUA só começará efetivamente em 24 de setembro.

De acordo com Michael Schneider e Josef Adalian [Variety, 13/9/01], o programa-piloto do drama The Agency, da CBS, inclui uma referência ao terrorista saudita Osama bin Laden como cabeça de um plano para explodir a loja de departamentos Harrods, de Londres. "O mundo hoje é um lugar diferente", disse Shaun Cassidy, produtor-executivo da série. "Teremos que fazer ajustes."

    
    
                     
Mande-nos seu comentário