Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Aydano André Motta

JORGE KAJURU

"Novo Faustão?", copyright Jornal do Brasil, 5/05/02

"Vai passar por um redesenho o bordão que anda fazendo a fama de uma estrela emergente da TV brasileira. Sai o terceiro predicado do ??gordo, feio, pobre, mas muito feliz?? com que Jorge Kajuru, 112 quilos, fecha todos os dias o TV Esporte, programa da hora do almoço na Rede TV!, que virou cult entre os fãs de futebol. A mudança é um doce compromisso com a verdade. O sucesso quadruplicou o salário do apresentador, que agora recebe declarados R$ 60 mil mensais, para também participar do Bola na Rede (debate do domingo à noite) e, a partir da próxima semana, protagonizar o Kajuru Repórter Cidadão, programa diário de serviço e reportagens-denúncia. ??Não dá mais para usar o pobre??, constata ele, com o mesmo despojamento com que, na frente das câmeras, parece compor uma estudada caricatura.

Mas é tudo verdade. Inclusive o jeito de matuto, ao mesmo tempo engajado e gaiato, que virou alternativa à assepsia global e está fazendo de Jorge Kajuru uma espécie de novo Faustão. ??Ouço muito essa comparação e realmente há semelhanças??, admite. ??Mas, modéstia à parte, sou melhor do que ele!??, arremata. As trajetórias dos dois guardam mais coincidências que as aferidas na balança. Como Kajuru, Faustão foi repórter esportivo até cristalizar a fama no Perdidos na Noite, ícone trash da TV nos anos 80, que pavimentou o estrelato na Globo.

??Se derem ao Kajuru um auditório, ele vai ser um novo Faustão??, aponta Juca Kfouri, o mais importante jornalista esportivo do país e pai profissional do apresentador. Os dois estão conseguindo a liderança de audiência entre as resenhas de domingo com bate-bocas – autênticas, juram em coro – e denúncias contra os poderosos do futebol. ??O Kajuru é importante nessa luta, uma pessoa absolutamente íntegra, que não tem travas na língua??, elogia Juca.

O sucesso também vem do talento de Kajuru para – como Faustão – se auto-ridicularizar ao vivo. ??Jornalista esportivo acha que é Deus, ouve o galo cantar e não sabe onde??, critica. ??Quando erro, faço questão de registrar, sou humano??, explica, garantindo que os telespectadores adoram. O mesmo acontece quando Kajuru fala de seu amor pela mãe, ??a única mulher que realmente gosta da gente??.

Frases assim constróem o estilo de permanente improviso do apresentador. Ele distribui beijos e abraços aos telespectadores que mandam e-mail, encena cascudos nos protagonistas dos micos esportivos do noticiário e faz careta para os cartolas. Parece dar certo – tanto que o programa começou com 15 minutos, em janeiro de 2001, e hoje fica o triplo do tempo no ar. E estão permanentemente à mão os mapas do Ibope, mostrando que é o terceiro em audiência, com picos de 6%, atrás de Globo e SBT.

A boa performance não é só fruto de galhofa. Com orgulho, Kajuru lista um punhado de furos, como o corte de Leandro e Renato Gaúcho da equipe que foi à Copa de 86, o corte de Romário antes do Mundial da França e a escolha de Felipão para dirigir a Seleção Brasileira que vai ao Japão e à Coréia. A notícia da dispensa do artilheiro foi dada na Rádio K, de Goiânia, que Kajuru comprou em 98 com dinheiro emprestado por amigos como Galvão Bueno e Juca Kfouri, e transformou numa trincheira contra os políticos de Goiás. Numa quase suicida jogada de marketing, ele anunciou que não aceitaria anúncios governamentais para garantir independência. A Rádio K ficou famosa na Copa de 98 por ficar 24 horas no ar transmitindo o evento. Kajuru teve de narrar ao vivo até desimportantes rodas de bobo nos treinos da Seleção. Valeu a pena. ??Ganhamos visibilidade??, lembra. Mas, asfixiada pela falta de recursos, a rádio ficou parecendo clube de futebol de tão inadimplente. Kajuru não se arrepende, nem diante das ameaças que o fizeram sair de Goiás para Alphaville, condomínio chique perto de São Paulo.

Feliz com o sucesso, ele garante que reagirá de forma diferente de Faustão diante de um eventual convite da Globo. ??Pode me cobrar: não vou??, promete, dizendo que, divorciado e sem filhos, o atual salário dá e sobra. Economia, apenas no bordão que, redesenhado, vai continuar. ?Só o Jô Soares consegue ser gordo e bonito?, admira-se o ex-pobre, agora emergente da TV."

 

SBT FEMININO

"SBT investe em atração ?feminina?", copyright O Estado de S. Paulo, 5/5/02

"O SBT investe pela primeira vez em uma atração essencialmente feminina. Falando Francamente, com Sônia Abrão, estréia nesta segunda-feira, das 15h45 às 17h45 – aos sábados o programa será das 16h30 às 18h30 -, e terá formato semelhante ao de A Casa é Sua, agora com Leonor Corrêa, na RedeTV! – já esteve no comando de Valéria Monteiro (em curta temporada) e da própria Sônia Abrão.

?Queria mudar alguns quadros, mas o Silvio não quis mexer no formato.

Explicou que, em time que se ganha, não se mexe?, afirma Sônia, que na emissora anterior mantinha média de 5 pontos de audiência e concorria com o tradicional Mulheres (Gazeta) e o Note e Anote (Record), um dos líderes do horário. Na estréia, Falando Francamente terá Supla como um dos convidados.

Sônia diz que, a ?contra gosto?, manterá espaço para comentários sobre artigos de jornais, revistas, Internet – que se transformou em sua marca – e quadros específicos para comentários das principais notícias de Contigo!, Minha Novela e Ana Maria.

?Todo mundo me copiou e perdeu um pouco o brilho. Queria diminuir o espaço para isso e para a parte artística, fofoca. Quero falar de jornalismo e transformar esse horário da tarde em horário nobre.? Patrocínios, já conseguiu. Tinha ?meta? de alcançar 20 anunciantes para então entrar na grade do SBT.

A apresentadora dará ênfase a reportagens externas de Sérgio Frias, Tony Castro, Márcia Romão e Mauro Medeiros. Poderá, também, utilizar a estrutura do SBT para mostrar notícia. ?Não sei fritar ovo e não gosto de ter quadros de culinária, artesanato…? Comenta que até o cenário será ?clean?: só uma mesa, cadeiras e computador.

?Não queria que tivesse cara de sala e, é lógico, não teremos sofá.? O programa contará com vários quadros fixos e espaço para especialistas e personalidades. Receberá convidados para entrevistas, musicais e debates.

Sônia também falará de novelas. Garante que poderá abordar qualquer assunto, até sobre Big Brother Brasil 2, O Clone e qualquer atração da Globo."

 

AUDIÊNCIA & MERCADO

"O consumo de mídia no Brasil", copyright O Estado de S. Paulo, 2/5/02

"A televisão aberta responde por 90% dos hábitos diários de consumo de mídia no Brasil. Esse é um dos dados revelados pela LatinPanel – empresa formada pelos Grupos Ibope, NPD e Taylor Nelson Sofres – referentes a um levantamento realizado em 2001.

Isso não significa que tenha sobrado para todos os demais veículos de mídia uma suposta fatia de 10%. A pesquisa perguntou ao público quais os meios de mídia que ele costuma consumir, enfileirados pela importância de seus hábitos.

O estudo foi composto por 6 mil domicílios, das classes A/B, C e D/E, de todo o País. Expandida, a amostra representa uma população de 30 milhões de domicílios, levantada em municípios com pelo menos 20 mil habitantes, representando aí 68% da população total e 77% do potencial de consumo no Brasil.

A TV paga, apesar de todas as queixas de um mercado bastante endividado e descontente com os investimentos publicitários que lhe cabem, já abocanha 10% dos hábitos de consumo de mídia. Isso, na média nacional. Na Grande São Paulo, justamente a região que concentra a maior fatia do bolo publicitário do País, a importância da TV paga sobe para 16%.

O trabalho permite ainda segmentar o consumidor por regiões, classe econômica e ciclo de vida da família."

"Ibope da TV paga cai 11,5% no horário nobre", copyright Folha de S. Paulo, 29/04/02

"A audiência média do conjunto dos canais pagos caiu 11,5% no horário nobre (das 19h à 1h) em março em relação a fevereiro. Foi a maior queda registrada desde março do ano passado, quando o Ibope começou a divulgar a medição de audiência da TV paga. Foi superior inclusive à queda registrada em junho do ano passado, quando o setor foi afetado pelo racionamento de energia elétrica.

Segundo a medição do Ibope, o conjunto dos canais pagos teve em março média de 667.568 telespectadores por dia no horário nobre. Em fevereiro, a audiência foi de 754.245. Em junho de 2001, quando a queda foi de 10%, a média foi de 697.043.

De acordo com a Globosat, programadora de canais pagos das Organizações Globo, a saída de três canais da TVA (Fox Kids, MGM e Hallmark) e o crescimento da audiência da TV Globo, impulsionada por ?Big Brother Brasil?, podem ter influenciado na queda do ibope da TV paga.

Em março, a audiência média da TV Globo entre 18h e 24h foi de 33 pontos, contra 31 em fevereiro.

No ranking do horário nobre dos canais pagos, os cinco primeiros colocados são Cartoon, Multishow (que exibiu ?BBB?), TNT, Fox Kids e Fox. No geral, das 6h às 6h, em que a queda foi de 6%, os líderes são Cartoon, Nickelodeon (que era sexto e cresceu com a saída do Fox Kids da TVA), Multishow, TNT e Fox Kids (que estava em segundo).

OUTRO CANAL

Voltagem 1 Foram muito tensos os bastidores do ?reality show? ?Fama?, que estreou sábado na Globo com 28 pontos (dados preliminares), audiência pouco superior à média do horário. O primeiro atropelo foi ter programado a estréia para o mesmo horário de uma semifinal do Torneio Rio-São Paulo. O que foi ao ar, em pouco mais de 20 minutos, não passou de um ?compacto?.

Voltagem 2 O segundo erro foi ter escalado o cantor Tony Garrido como apresentador. Ele foi mal nos pilotos (programas-teste). A Globo resolveu, então, na véspera, convocar Angélica. A direção do programa também recebeu reforço de outros profissionais. Na sexta, chegou a correr o boato de que a estréia seria adiada.

Voltagem 3 Também não foram tranquilos os bastidores antes da estréia, sábado à noite, de ?Popstars?, do SBT. Diretores da emissora não aprovaram o locutor, tentaram encontrar outro e não acharam. Acabaram se contentando com mudanças no estilo de locução. O programa deu média de 14 pontos, contra 36 da Globo.

Flop Foi quase nula no resultado final a estréia do também insípido ?reality show? ?Amor a Bordo? no ?Caldeirão do Huck?. Segundo dados preliminares, que podem mudar, o ?Caldeirão? perdeu para o ?Programa Raul Gil? (Record) por 14 pontos a 16. A média do quadro foi de 16 pontos, com picos de 22."

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"?Desejos? sobe no Ibope e tira Globo do sufoco", copyright Folha de S. Paulo, 4/05/02

"Depois de um começo catastrófico, a novela das sete ?Desejos de Mulher? se recuperou no Ibope da Grande São Paulo e afastou o pesadelo que a TV Globo teve com sua antecessora, ?Filhas da Mãe? – cujo final foi antecipado em pelo menos dois meses.

Até a última terça, com a exibição do 85? capítulo, ?Desejos? re gistrava média de 30 pontos e participação de 48% no total de televisores ligados. No mesmo período, ?Filhas da Mãe? teve 28 pontos e participação de 45%.

A principal diferença é que ?Filhas? começou com ibope relativamente alto e foi caindo. Já ?Desejos?, prejudicada por um blecaute, estreou em 21 de janeiro com apenas 28 pontos de média -audiência baixa para um primeiro capítulo- e vem crescendo. Nos primeiros dez dias, teve menos ibope do que ?Malhação? e quase foi superada pela reprise de ?Uma História de Amor?.

Em fevereiro, a média de ?Desejos? foi de 27 pontos. Em março, subiu para 31. Em abril, chegou a 34 -ainda um ponto menos que a meta do horário. Para chegar a essa recuperação, a emissora bombardeou chamadas da novela e antecipou, em meados de março, viradas na trama que só ocorreriam em maio e junho.

OUTRO CANAL

Novela 1

José Luiz Datena -que anunciou em março rompimento com a Record e voltou atrás uma semana depois- afirma agora que estréia ?com certeza? na próxima segunda-feira na Rede TV!, que acaba de comprar um helicóptero.

Novela 2

Na Rede TV!, Datena (se ele não mudar de idéia de novo) irá apresentar um telejornal idêntico ao ?Cidade Alerta? -aquele que Jorge Kajuru diz ter se recusado a fazer- e no mesmo horário (18h). O jornalista não fala sobre a multa de cerca de R$ 3,5 milhões que terá de pagar à Record -que tentava ontem convencer Ney Gonçalves Dias a substituí-lo.

Mistério

Os advogados da Globo pediram e o juiz da 4? Vara Cível de Osasco atendeu: o processo em que a emissora acusa o SBT de plagiar o formato de ?Big Brother? em ?Casa dos Artistas? corre agora em ?segredo de Justiça?. Só os advogados das duas redes têm acesso aos documentos. Na ação, a Globo pede indenização.

Drible

A gravadora BMG e a TV Globo acreditam que vão conseguir enganar os piratas lançando um CD por semana de ?Fama?. Acham que, quando os piratas conseguirem copiar um CD, ele já estará defasado. Duvidoso: os piratas são muito ágeis e, não muito raro, chegam a lançar um disco antes de o oficial chegar às lojas."