BBB & CASA DOS ARTISTAS
"?Big Brother Brasil? é feio, sujo e malvado", copyright Folha de S. Paulo, 18/02/02
"Alô, dona Globo! Perguntar não ofende: quem foi o ser iluminado que selecionou os participantes do ?Big Brother Brasil??
Pois se eu fosse a Marluce, estaria dividida. Não saberia se premiava o incauto com demissão por justa causa ou se dava a ele uma medalha.
É preciso ser muito batráquio ou então muito talentoso para conseguir juntar tanta gente do mal no mesmo lugar.
Parece até que a gangue não foi avisada de que estaria sendo filmada. Tem um lá que chuta cachorro. Outro passa o dia contando mentira e pedindo desculpas. Tem uma trelelé que come, come, come feito louca e depois corre para vomitar. Eu mereço ter de saber disso? Nesse caso, prefiro assistir ao Ratinho, que é bem mais engraçado, concorda?
E tem até uma funkeira que a qualquer momento é capaz de sacar uma peixeira e usar a ponta para limpar as unhas.
É uma finura que dá gosto de ver. Ouso dizer que o país inteiro está apaixonado por essa gente simpática e benévola, que passa o dia inteiro discutindo quem comeu o brigadeiro e quem ali é bem de vida ou não é.
Até a feia, que deveria ser inteligente, só falta comer capim. Sim, pois coice ela já dá. Na prova de múltipla escolha, disse que o autor da frase ?As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental? é Ivo Pitanguy! Só falta ela dizer que o falso cirurgião plástico que matou cinco pacientes é o autor de ?Garota de Ipanema?.
O único ali que não parece ser parente do Mefistófeles é o tal do André, o negro que quer ser Bidu Sayão. Aposto um picolé de limão como ele vai levar os R$ 500 mil. A não ser, claro, que prevaleçam o preconceito e o racismo que a turma da casa já usou algumas vezes para intimidá-lo.
E a Marisa Orth? Agora ela está tendo a oportunidade de provar do próprio veneno. Contam os colegas que Marisa é dificílima de entrevistar. Diz que tem o hábito de sair pela tangente com respostas sempre irônicas. Desta vez ela é que faz as perguntas -e justo para esse bando de aventureiros.
Francamente, dona Globo! Para se defender contra o plágio cometido em ?Casa dos Artistas? pelo SBT, a senhora entrou na Justiça. E eu, como faço para me defender contra o ?Big Brother Brasil?, que, na condição de colunista, sou obrigada a assistir? Sorte que ontem estreou a ?Casa dos Artistas 2?.
Dificilmente a segunda versão da ?Casa? conseguirá bater o ?BBB? no quesito baixo-astral. Nem ?reality show? em presídio seria capaz de tal façanha. Se é para estar na boca do povo, que seja com um mínimo de estilo."
"?Reality shows? ainda confundem o governo", copyright O Estado de S. Paulo, 17/02/02
"A moda dos ?reality shows? está dando uma sacudida na rotina de trabalho da equipe do Ministério da Justiça responsável pela classificação etária de programas de TV. ?Ainda estamos aprendendo a lidar com esse novo gênero televisivo?, diz o coordenador-geral de classificação, Mozart Rodrigues da Silva.
O ?Big Brother Brasil?, da Rede Globo, recebeu inicialmente classificação livre por ter sido considerado pelo ministério um programa ?ao vivo? -embora as imagens que vão ao ar sejam editadas previamente-, o que garante dispensa de restrição prévia de horário de exibição. Nesses casos, cabe à emissora que veicula a atração determinar em que horário ela deverá ir ao ar considerando seu conteúdo.
Depois da estréia do programa, entretanto, o ministério voltou atrás e decidiu rever a classificação etária do ?reality show?, que pode ter sua exibição permitida apenas depois das 21h e desaconselhada a menores de 14 anos. ?Recebemos denúncias de que há imagens veiculadas que não estão de acordo com a classificação livre e resolvemos reavaliar o programa?, afirma o coordenador-geral.
A enxurrada diária de palavrões ditos pelos participantes e as cenas de amor debaixo do edredom protagonizadas pela já eliminada Xaiane e pelo concorrente Kléber foram alguns dos motivos das denúncias. ?Nossa maior preocupação é com a violência; o sexo vem em segundo lugar?, diz Mozart, para quem, ?apesar de tudo, as emissoras ainda põem a ética acima do ibope?.
A classificação livre de ?Big Brother Brasil? não agradou ao SBT, que teve seu primeiro ?Casa dos Artistas? -de formato semelhante ao do ?reality show? da Globo- classificado pelo Ministério da Justiça como inadequado para exibição antes das 21h. ?A diferença na classificação aconteceu porque o SBT não entregou a sinopse antes da estréia, e tivemos que tomar como base os primeiras 20 apresentações do programa?, diz Mozart. Como ?Casa? ia ao ar em formato pré-editado, sem a participação de âncoras como ocorre na atração global, não houve a brecha para a liberação baseada no critério de ser ?ao vivo?.
Depois dos protestos do canal de Silvio Santos, o ministério mudou novamente sua posição e decidiu liberar a nova versão de ?Casa?, que estréia hoje, com classificação ?livre?."