TELETIPO
O desgaste da BBC foi tão grande com a história do dossiê de armas de destruição em massa no Iraque que, segundo uma pesquisa da Mori, a corporação perdeu credibilidade de um terço do público em menos de um ano. Um artigo de Julia Day [The Guardian, 4/8/03] revela que há apenas nove meses, o principal canal noticioso da corporação, BBC1, retinha a confiança de 92% do público. De lá para cá, a confiança na BBC como um todo caiu para 59% – queda de 33%. Esta é a taxa de confiança mais baixa já registrada para a BBC. Apesar disso, a pesquisa da Mori mostra que a BBC ainda está à frente do governo quanto à credibilidade. A Downing Street conta com a confiança de apenas 41% do público. Andrew Gilligan, autor da reportagem polêmica sobre o dossiê, tem maior confiança do público (32%), que o secretário da Defesa Geoff Hoon (25%).
Com uma legião de soldados americanos servindo o exército nos EUA e fora do país, uma revista jovem da mesma linha de Maxim ou Stuff, com tempero militar, pode ser exatamente o que precisam. Pelo menos é este o pensamento por trás de Drill, uma iniciativa envolvendo dois empreendedores americanos e a editora de revistas britânicas John Brown Publishing. A revista, com tiragem inicial de 130 mil exemplares, será vendida nos próximos meses em postos militares e cidades vizinhas. Drill terá uma coluna de sexo chamada "Private Parts" ("partes íntimas", em português), uma seção de cartas, uma de fitness e uma de culinária, chamada "What a Mess" (algo como "que sujeira"). Samir Husni, consultor de revistas, está pessimista quanto ao sucesso do título, achando que os soldados preferem mesmo veículos tradicionais, como Maxim. Informações de Peter Johnson [USA Today, 7/8/03].