MONITOR DA IMPRENSA
THE DAILY NEWS
Mortimer B. Zuckerman, publisher do Daily News, desistiu do documento em que pedia a cada funcionário demitido para não "rebaixar, desonrar, difamar ou diminuír" o jornal, em troca de benefícios, afirmaram funcionários. O requerimento, segundo Jayson Blair [The New York Times, 16/5/01], foi abolido em carta aos empregados dispensados assinada por Jeffrey B. Zomper, vice-presidente do News.
Esse tipo de providência torna-se cada vez mais comum nos últimos anos. É rotina no New York Times Digital, por exemplo. E é considerada incompatível com a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante liberdade de expressão. "Ouvimos a preocupação deles e concordamos, então removemos o requerimento", afirmou Ken Frydman, do News.
THE ECONOMIST
O semanário britânico The Economist está de visual novo. Em editorial de 10 de maio intitulado "Nosso novo design", a revista diz que esta é a primeira mudança formal desde 1987. O principal elemento é a cor em todas as páginas, utilizada em desenhos, fotos, gráficos e mapas para servir à proposta básica da revista ? descrição clara e análise de um mundo freqüentemente confuso e complicado.
"Mais informações básicas, para ajudar os leitores a encontrar seu caminho mais facilmente, uma faixa vermelha no topo do artigo para indicar a abertura de cada seção; títulos chamativos e entretítulo curto para mostrar num piscar de olhos de que se trata cada reportagem", diz o editorial.
A revista também adotará uma nova fonte, Officina, para manchetes de capa, além de redesenhar a fonte principal, Ecotype, para tornar a leitura mais fácil. "Bom design, como boa redação, devem se combinar a tarefas secundárias; e servir a editores e leitores igualmente, não comandá-los", afirma o editorial. "Depois de alguns meses, espero que vejam nosso novo visual meramente como parte natural da Economist."
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