CELEBRIDADE
“?Celebridade?, ?Fama? e o jornalismo bizarro”, copyright Folha de S. Paulo, 2/11/03
“?A revista da novela ?Celebridade? em forma de realidade.? Os trânsitos complexos e frenéticos entre o real e o virtual que marcam a modernidade encontraram sua tradução no slogan ?genial? que lança o encarte ?Fama?.
Impressa na cartolina que separa ?Fama? (nome do título ?produzido? na novela) da revista ?Quem?, a frase publicitária consegue expressar em menos de um dezena de palavras e com espantosa clareza algo que sintetiza simultaneamente uma sofisticada operação de marketing, uma forma abusada de fazer ficção e uma maneira muito esquisita de fazer jornalismo.
Não é de hoje que confusão deliberada entre ficção e realidade cerca o universo da TV. O jornalismo tradicional de TV, aquele das revistas de fofocas, sempre manipulou essa confusão com grande eficiência, passando registro da vida pessoal do ator/atriz de sucesso na TV para o do personagem da novela muitas vezes sem qualquer mediação. As revistas de celebridades, que de certa forma evoluíram deste tipo de jornalismo, deram vários passos além: nelas, as vidas ditas privadas de famosos é que se tornam uma espécie de novela.
Agora, esse imbróglio chega a uma espécie de paroxismo, com o lançamento de uma ?revista? que trata como celebridades os personagens da novela que tem como tema justamente o mundo das celebridades.
Um leitor desavisado, que pegue o encarte ?Fama? na sala de espera do dentista entre outras revistas do mesmo gênero, pode ter a desagradável sensação de estar numa realidade alucinatória, no mundo bizarro do SuperHomem, onde a kryptonita é vermelha, ou do outro lado do espelho, onde Alice encontra a lógica de pernas para o ar.
Na capa, a manchete ?Separados!? anuncia as brigas entre os principais protagonistas da novela com fotos dos atores caracterizados como seus personagens, ao mesmo tempo em que o casal da vida real Edson Celulari e Cláudia Raia aparecem como eles mesmos. A matéria sobre o cantor Mick Hucknall, que de fato fez shows no Brasil recentemente, tem um box com sua discografia e um parágrafo sobre seu encontro com a empresária Maria Clara Diniz, a personagem de Malu Mader na novela.
A coisa vai além, bem além daquilo que, no editorial de ?Fama?, é descrito como ?um caso de amor entre os dois Brasis?, o ?de verdade? e o ?de mentirinha?, como a editora do encarte que assina o editorial chama o Brasil ficcional das novelas.
Diminutiva, mas ainda assim mentira: na palavra escolhida pela editora real do encarte (o divertido expediente lista os nomes e cargos da redação real e, logo abaixo, da ficcional), revela-se aquilo que se espera de nós, telespectadores e leitores: a tolerância com as mentiras e fingimentos que são a matéria comum das novelas, do marketing e desse tipo de jornalismo.”
TV RECORD
“Record vai comprar Olimpíada da Globo”, copyright Folha de S. Paulo, 3/11/03
“A Record deve fechar nesta semana contrato com a Globo em que terá direito de também transmitir os Jogos Olímpicos de 2004, em agosto em Atenas. As negociações vêm desde março, mas só avançaram na última semana.
Também nesta semana, devem ser concluídas as negociações entre Record e Globo pela transmissão, pelas duas, dos principais campeonatos de futebol de 2004.
Com o acordo com a Globo, a Record deve ofuscar o plano da Band de transmitir sete horas diárias, ao vivo, da Olimpíada. A Band poderá até questionar a validade do acordo da Record com a Globo, uma vez que a primeira não é filiada à OTI (Organização de Televisão Iberoamericana), entidade que detém os direitos dos Jogos. Até agora, só Globo e Band têm garantida a Olimpíada.
O acordo com a Record faz parte de estratégia da Globo para renegociar os direitos da Copa do Mundo de 2006. Em 1998, a emissora se comprometeu a pagar US$ 240 milhões pelo Mundial da Alemanha. Mas se arrependeu e tenta anular o contrato na Justiça suíça.
O plano da Globo é readquirir a Copa, sem exclusividade, via OTI, por até US$ 80 milhões. Para tanto, precisa da Record, que ganhou na Justiça direito a indenização de US$ 38 milhões por ter sido excluída das transmissões da Copa de 98. Pelo acordo, a Record desiste da indenização, e a OTI pode voltar a comprar e vender direitos de eventos esportivos.
OUTRO CANAL Pacote 1 Vladimir Britcha e Andréa Beltrão devem formar o casal protagonista de ?Carol e Bernardo?, uma das três sitcom que serão testadas pela Globo no final ano, com possibilidade de emplacar às terças ou sextas em 2004. Andréa só ficará de fora do especial se a cúpula da Globo decidir mantê-la apenas em ?A Grande Família?.
Pacote 2 As outras duas sitcom serão protagonizadas por Cláudia Rodrigues (?Diarista?) e Ingrid Guimarães e Heloísa Perissé (?Sob Nova Direção?, nome que substitui ?Barraco?).
Noel J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor de ?Big Brother Brasil?, vai relembrar o início de sua carreira na Globo, quando comandava musicais. Irá dirigir uma historinha de Natal ambientada nas casas de vários cantores. Vai ao ar no dia 24 de dezembro.
Mancada Executivos da Liderança Capitalização (Tele Sena) e do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, ficaram chateados por não terem sido convidados para café da manhã com anunciantes na última quinta. Baú e Tele Sena são os maiores anunciantes do SBT.
Grana A Rede TV! arrumou um jeito de fazer merchandising na novela venezuelana ?Gata Selvagem?, que estréia hoje, às 15h40. Nos intervalos, Nelson Rubens comentará as cenas da novela e aproveitará para fazer um comercial.”
UM ESTRANHO AMOR
“Globo fará novela com mocinha em coma”, copyright Folha de S. Paulo, 2/11/03
“Aprovada para entrar no ar no segundo semestre de 2004, ?Um Estranho Amor?, de Alcides Nogueira, promete ser uma novela das seis romântica, mas estranha, como diz o título.
A trama principal será a de um arquiteto (André) que aluga um apartamento e se depara com uma bela mulher (Laura) o ocupando. Ela confessa ser a (alma da) ex-inquilina, que sofreu um acidente e que está em coma. André confere: Laura realmente está numa UTI.
O arquiteto se apaixona pela alma de Laura, e os dois vivem um romance. Até que ela sai do coma e o rejeita, por não se lembrar de nada. Lembra, de longe, ?Fale com Ela?, de Pedro Almodóvar.
Urna Depois de Milton Neves, que se filiou ao PL, agora é a vez de Ney Gonçalves Dias (filiado ao PV) lançar balão de ensaio de que quer sair candidato a prefeito de São Paulo em 2004. Na semana passada, comunicou ao partido que postula a vaga.
Tenaz Sem emprego em 2004 na Band, Marcos Mion anda grudando em Marlene Mattos. Aposta na empresária para tentar voltar à Globo.
Mega Primeira série da HBO no Brasil, ?Mandrake? será uma superprodução para os padrões da TV paga nacional. Cada um dos seus oito episódios custará R$ 680 mil, bancados por renúncia fiscal. É de dar inveja até à Globo, que gasta R$ 200 mil por capítulo de minissérie.”