EFICIÊNCIA E CIDADANIA
Brasil Eficiente, Brasil Cidadão ? a tecnologia a serviço da justiça social, de Rosa Lima, E-Papers Serviços Editoriais <www.e-papers.com.br>, Rio de Janeiro, 2003, 76 pp. Preço: versão impressa, R$ 17; eletrônica, R$ 8,50
[do release da editora]
Com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, do coordenador do Viva Rio, o antropólogo Rubem César Fernandes, e do cientista político Jairo Nicolau, do Iuperj, uma mesa-redonda marcou o lançamento, no dia 6/10, do livro Brasil Eficiente, Brasil Cidadão ? a tecnologia a serviço da justiça social, da jornalista Rosa Lima, com introdução do professor Marcos Cavalcanti, da Coppe/UFRJ.
A autora mostra que hoje o Brasil não produz sucesso internacional apenas na música e no futebol. Também na área pública já exportamos experiências bem-sucedidas que não tiveram o merecido destaque na mídia. O livro conta a história de três iniciativas públicas inovadoras no país que não só receberam elogios e prêmios internacionais, como vêm servindo de modelo para diversos países do mundo.
Com 76 páginas, Brasil Eficiente, Brasil Cidadão ? a tecnologia a serviço da justiça social relata a história do desenho e da implantação do voto eletrônico no país, da reformulação da Polícia Civil fluminense, pelo programa Delegacia Legal, e o projeto de inclusão digital do Viva Rio. As três são histórias notáveis ? uma da esfera federal, outra estadual e a terceira municipal, de iniciativa de uma ONG, e aliaram eficiência administrativa e uso eficaz de tecnologias de comunicação e informação em prol do avanço da cidadania. E tiveram resultados surpreendentes.
São histórias que podem e devem servir de exemplo para outros governos e organizações que atuam na área pública. E também para setores onde a histórica inoperância tem impedido a eficácia e a democratização de seus serviços. É o caso da Justiça brasileira, tema do quarto e último capítulo de Brasil Eficiente, Brasil Cidadão. O livro mostra o quanto o Poder Judiciário poderia ganhar com a implantação da Gestão do Conhecimento em seus processos de trabalho. E se tornar, ele também, muito mais eficiente e cidadão.
ESTANTE
Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ? teoria e técnica, Jorge Duarte (org.), 2? edição, Editora Atlas, Brasília, 2003; R$ 49,00
Em segunda edição, este livro reúne textos elaborados por pesquisadores e profissionais de várias áreas e de instituições do Brasil e do exterior, todos com experiência em assessoria de imprensa. O resultado é um conjunto de capítulos estruturados em História e Caracterização, Fundamentos e Técnicas que desvenda a riqueza de possibilidades de atuação de uma assessoria de imprensa, orientando o iniciante, subsidiando o profissional e ajudando as fontes no relacionamento com a imprensa e com a própria assessoria.
O volume traz capítulos sobre assessoria de imprensa no Brasil, Estados Unidos e Europa, imagem corporativa, notícia institucional, ética, implantação, produtos e serviços de uma assessoria de imprensa, release, Internet, publicações institucionais, relacionamento entre fonte, jornalista e assessoria, gerenciamento de crises. O prefácio é de Cristovam Buarque e a introdução de Alberto Dines.
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