PESQUISAS DE CREDIBILIDADE
A imprensa britânica é a menos confiável da Europa, na visão dos leitores. Segundo o Eurobarometer, pesquisa anual de opinião feita com 15 mil pessoas da União Européia, apenas 20% da população confiam nos jornais do Reino Unido ? menos da metade da média européia (46%).
Ainda assim, a imprensa britânica ? que engloba aproximadamente 600 veículos ? deve estar no caminho certo, já que no ano passado o Eurobarometer apurou que apenas 15% tinham confiança nos jornais. No restante do continente, o segundo lugar ficou com a imprensa italiana, com 39% de credibilidade; os mais confiáveis são os jornais belgas (60%), finlandeses e luxemburgueses (58%) e holandeses (57%). Noticiários de TV são confiáveis para 78% dos irlandeses e portugueses e 71% dos britânicos; na Itália e na Grécia, a média foi de 48%.
Nos Estados Unidos, três pesquisas avaliaram a credibilidade da imprensa. Segundo a Fox News, apenas 15% acreditam "muito" na mídia noticiosa, enquanto 49% confiam "pouco". Trinta por cento dos entrevistados acham que a imprensa tem inclinação liberal, 16% sentem que é conservadora e 30% julgam a cobertura "equilibrada". Já o instituto de opinião pública Harris Poll aponta que 72% dos americanos acham que a imprensa "tem muito poder e influência sobre Washington", e que esta é "muito" confiada por 16% e "pouco" por 51%. Na apuração de NBC/Wall Street Journal, 13% confiam muito nos jornais e 39%, pouco. Jennifer Harper [The Washington Times, 29/4/02] revela que, em relação à TV americana, Harris Poll descobriu que 22% acreditam muito, 53%, pouco e 22% não confiam.
PRÊMIO NATIONAL MAGAZINE
Foram anunciadas as revistas vencedoras do prêmio National Magazine, o mais importante do ramo nos EUA. Segundo David Carr, do New York Times [2/5/02], a cerimônia de premiação é o lugar onde a excelência editorial se sobrepõe aos itens tradicionalmente usados para medir o sucesso de uma publicação: o tamanho e a lucratividade. É por isso que revistas deficitárias como The Atlantic Monthly e The New Yorker se deram tão bem. Ficou claro também que artigos mais longos baseados em narrativa tiveram preferência.
Na categoria Excelência Geral, a principal, o critério de circulação causa confusão, pois cria disputa entre revistas de segmentos distintos. Aconteceu por exemplo no critério nível "500 mil a 1 milhão de exemplares", em que Vibe e The New Yorker concorreram, com vitória da primeira.
Lista completa dos vencedores:
Excelência Geral
** Circulação acima de 2 milhões: Newsweek
** Circulação entre 1 e 2 milhões: Entertainment Weekly
** Circulação entre 500 mil e 1 milhão: Vibe
** Circulação entre 200 mil e 500 mil: National Geographic Adventure
** Circulação até 200 mil: Print
Serviço Pessoal: National Geographic Adventure
Lazer: Vogue
Reportagem: The Atlantic Monthly
Interesse Público: The Atlantic Monthly
Feature: The Atlantic Monthly
Colunas e comentarios: New York Magazine
Ensaios: The New Yorker
Crítica: Harper?s Magazine
Perfil: The New Yorker
Edição Temática: Time
Design: Details
Fotografia: Vanity Fair
Ficção: The New Yorker
Excelência Geral Online: National Geographic Magazine Online