JAYSON BLAIR
Na semana retrasada, este Observatório noticiou que o polêmico repórter Jayson Blair, principal responsável pela atual crise do NY Times, havia assinado um contrato com a revista Esquire [veja abaixo link para a notícia]. Pois agora, segundo nota da AP [8/8], a revista cancelou tudo.
Blair resenharia o filme de Stephen Glass ? outro fraudador compulsivo descoberto em 1998, na revista The New Republic ? chamado Shattered Glass.
David Granger, editor-chefe da Esquire, disse ter mudado de idéia quando a notícia de que Blair seria o autor da resenha se tornou pública. "Era para ser uma brincadeira que os leitores só veriam ao comprar a revista", disse Granger. "Todas as notícias a respeito tiraram o fator surpresa. Blair não chegou a ver o filme e foi compreensivo quando lhe falamos da decisão."
A resenha seria publicada na edição de novembro da revista. Granger dissera anteriormente que "seria uma maneira esperta de fazer uma resenha de filme, com um fraudador infame resenhando outro fraudador infame."
Gerald Boyd, ex-subeditor administrativo do Times, disse que jamais fora mentor do repórter Jayson Blair, fraudador compulsivo que pôs o jornalão em maus lençóis e motivou a demissão de Boyd e do editor-executivo Howell Raines. Boyd chamou Blair de um "jovem profundamente problemático".
No primeiro discurso após sua demissão em maio, Boyd disse que mal conhecia Blair e que muitas pessoas achavam que ele era mentor do repórter por causa da cor ? ambos são negros. Informações de que ele defendeu ou promoveu Blair por ser negro "são totalmente mentirosas", disse.
Boyd disse que tem pensado em voltar à ativa no jornalismo e em salas de aula, entre outras opções. Informações de Warren Woodberry Jr. e Clem Richardson [New York Daily News, 8/8].
Leia também