Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Censura na universidade

USA PATRIOT ACT

A Universidade da Califórnia em San Diego determinou que uma organização estudantil retire de sua página o link para o sítio de internet das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Segundo o diretor Gary Ratcliff, o grupo Che Cafe Collective está violando lei federal (o recém-aprovado USA Patriot Act) que criminaliza o fornecimento de "apoio material" ? dinheiro, treinamento ou "equipamento de comunicação" ? a qualquer uma das 34 organizações terroristas listadas pelo Departamento de Estado.

O Che Cafe mantém uma página com links para sítios anarquistas e pode enfrentar ações disciplinadoras da faculdade. Declan McCullagh [CNET News, 25/9/02] informa que a Foundation for Individual Rights in Education (Fire) considerou a leitura de Ratcliff do Patriot Act "ridiculamente censórea". "Acho que a interpretação de apoio material ao terrorismo é extremamente ampla e uma ameaça sólida à liberdade de discurso", disse o diretor da Fire, Greg Lukianoff. "Tudo o que você teria que fazer é declarar uma organização terrorista para evitar que se saiba quem é o inimigo ou o que ele defende. Não é assim que a democracia funciona", continuou, afirmando estar disposto a representar o grupo contra a universidade.

Em abril, outro grupo estudantil foi advertido por manter um link para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em sua página de internet, outra organização considerada terrorista pelo Departamento de Estado. O Groundwork Books foi colocado sob observação e pode ser suspenso ou perder o registro caso volte a publicar material de apoio ao PKK.