GLOBO & SP
"Globo muda ?Diário Popular? para concorrer com os grandes", copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 3/07/01
"As Organizações Globo dão sinais de que o matutino mais vendido em bancas de São Paulo tende a ser um concorrente direto dos jornais de maior pedigree, como o ?Estado? e a ?Folha de S. Paulo? – de quem, aliás, ?O Globo? é parceiro no jornal ?Valor Econômico?.
As mudanças editoriais não se limitarão ao visual – cujo projeto privilegia fotos amplas e cores fortes.
Mostrando bem como ?O Globo? costuma atuar quando se trata de encarar concorrentes, o próprio nome deve ser mudado. ?Diário de São Paulo? – título provável – sugere o abandono do nicho classe C.
O título, que pertenceu aos Diários Associados e a um jornal que fechou as portas nos anos 70, veio no pacote adquirido, dois meses atrás, por R$ 190 milhões, ao ex-governador Orestes Quércia.
Esta tarde, ?O Globo? fechou sua sucursal em São Paulo – primeiro passo para a centralização do conteúdo jornalístico. Dos 20 profissionais contratados, cinco serão aproveitados junto ao novo núcleo de reportagem a ser administrado em conjunto com a equipe do ainda ?Diário Popular?."
"Aos 30 anos, ?Jornal Hoje? ganha nova apresentadora e visual", copyright Cidade Biz, 3/07/01
"A partir do dia 16 o Jornal Hoje, da Rede Globo, vai ao ar de cara nova: novo logotipo, novas vinhetas, novo cenário – a própria redação – e nova dupla de apresentadores. As mudanças no programa foram anunciadas nesta tarde durante coletiva na sede da emissora em São Paulo. O telejornal ganha também novo diretor – Marco Antônio Rodrigues, que passa a trabalhar com Paulo Fogaça após três anos como editor-chefe do SPTV – e nova linguagem, mais informal e ?conversada?.
Segundo a emissora, as mudanças vêm sido pensadas desde o final do ano passado, quando começaram a ser planejadas as comemorações para os 30 anos do jornal, realizados em 21 de abril deste ano. As novidades serão testadas com a gravação de pilotos nos próximos dias. Carla Vilhena, que estava afastada da televisão de licença maternidade, volta à ativa fazendo dupla com Carlos Nascimento. A jornalista passa a ser substituída por Mariana Godoy no Bom Dia São Paulo e nos blocos paulistas do Bom Dia Brasil, que apresentava.
Outra idéia de Amauri Soares, diretor da Central Globo de Jornalismo em São Paulo, é buscar o conceito do gerúndio, isto é, daquele jornal que vai ao ar quando o país está no meio de um dia de trabalho, quando as coisas ainda estão acontecendo. Por isso, as matérias devem ganhar, além de entradas ao vivo de repórteres direto do local das notícias, comentários e análises, dos próprios repórteres e de especialistas convidados.
Completando as mudanças, entra no ar um novo conceito visual, com novas vinhetas e novo logotipo – a logomarca JH ganha movimento, formando um cubo ao final das vinhetas. O novo conceito, de tridimensionalidade, é inspirado em trabalhos de artistas concertistas brasileiros."
"Novo jornalismo da Globo aumenta o poder paulista",
copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 3/07/01
"Primeiro evento público da Central Globo de Jornalismo desde a morte de Evandro Carlos de Andrade, a coletiva que acontece na tarde desta terça-feira em São Paulo é muito mais que a apresentação do novo cenário do telejornal Hoje. É a consolidação do poder do diretor regional Amaury Soares no novo organograma da CGJ pós-Evandro. O único problema do sucessor Carlos Schroder apontado pelos colegas é não ter um trânsito político tão bom quanto seus antecessores, com os quais trabalhou e aos quais sobreviveu em 16 anos de casa – Armando Nogueira, Alberico de Sousa Cruz e Evandro. Por estar subdividida em quatro diretorias, as primeiras análises davam conta que o poder na CGJ tinha sido concedido à turma do Globo, que ocupou o cargo responsável pelo Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Editoria Rio e Sucursal de Brasília.
A turma do jornal festejou a indicação do jovem editor-executivo Ali Kamel para o posto. De fato, o principal jornal da casa e a Sucursal no DF ficaram a seus cuidados, mas o outro jornal nacional não tem influência – o matinal é apelidado nos corredores de ?Bom Dia Ninguém?. Outra coisa: na prática, o poder político de Brasília fica nas mãos de Toninho Drummond, que inclusive tem o aval para tratar de assuntos do interesse da família.
Por conta disso, internamente, já se comenta que o diretor paulista é quem ficou com o filé mignon da CGJ. Amaury Soares tem sob sua responsabilidade dois jornais de rede (Hoje e Jornal da Globo), a editoria São Paulo (praça com o maior faturamento), os programas Fantástico (de grande audiência no Rio), Globo Repórter (que embora vá mal no Ibope é a menina dos olhos da familia) e Gloro Rural. Além disso, Amaury responde pela ?relação editorial com as afiliadas?, o que na prática o torna uma espécie de pauteiro de todas as demais praças regionais.
As outras diretorias da CGJ ficaram com Luis Fernando Lima (Esportes e Eventos) e com Alice-Maria. Alice tem abaixo de si o canal GloboNews, a parte que cabe à TV no novo portal GloboNews.com e o que já fazia, o ?acompanhamento editorial dos programas de entrenimento? (espécie de apoio jornalístico às atrações da linha de shows)."