Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cidade Biz

TV DIGITAL

"Emissoras da PBS torcem para que seja aprovada verba de
US$ 40 milhões para sua digitalização

A TV digital não vai sair nada barato para as emissoras que operam atualmente. Segundo cálculos da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que testou os sistemas americano, europeu e japonês de TV digital, as empresas que migrarem para o sistema digital terão de gastar cerca de 3 milhões de dólares por transmissora e outros 8 mil dólares por estúdio.

A conta é tão alta que os executivos das TVs públicas nos Estados Unidos andam perdendo o sono. As 347 emissoras que compõem a rede PBS (Public Broadcasting Service) estão de olho no Congresso americano. Elas torcem para que seja aprovado um financiamento de 40 milhões de dólares para bancar a transição para o sistema digital.

Quatro senadores apresentaram uma proposta segundo a qual o poder legislativo autoriza um aporte, ainda este ano, de 20 milhões de dólares para que as emissoras da rede pública migrem para a TV digital ? e outros 20 milhões em 2002 ? como foi previsto na revisão do Orçamento apresentada pela Casa Branca.

Mas a proposta não deve ser aprovada com muita facilidade do Senado. O principal entrave atende pelo nome de Billy Tauzin, republicano que preside a Comissão de Energia e Comércio e que já se pronunciou contrário à proposta. A Comissão tem votado contrariamente ao financiamento de emissoras de TV pelo governo. A votação deve ocorrer ainda esta semana."

"Parceria prevê
produção de equipamentos para a convergência
de meios"

A cada dia que passa a convergência de meios vai se tornando algo mais próximo da realidade. A America Online anunciou hoje uma parceria com a coreana Samsung para produção da nova geração do setop box da AOLTV, sistema de TV interativa do provedor. O novo aparelho vai incorporar funções do personal video recorder TiVo, fabricado pela Samsung, uma espécie de videocassete digital. O acordo prevê ainda uma promoção de produtos da Samsung nos canais online e off-line do grupo AOL Time-Warner.

Os novos features que serão incorporados ao setop Box permitirão aos mais de 50 mil usuários da AOLTV nos EUA armazenar digitalmente seus programas prediletos ? além de utilizar serviços de mensagens instantâneas, navegação na na web e leitura de e-mails enquanto assistem TV. O personal video recorder permite que se grave até 60 horas de programação digitalmente, ou seja, sem o uso de fita.

O grupo AOL Time Warner pretende promover os produtos da Samsung (como DVDs e telefones celulares) em seus veículos ? incluindo as revistas People e Sports Illustrated e o provedor AOL nos EUA. O receptor de TV de alta definição (HDTV) da Samsung também será divulgado nos canais da AOL."

"Metade dos lares do Reino Unido terá
TV digital em 2005", copyright WebWorld (www.webworld.com.br),
18/7/01

"Um estudo da Jupiter Media Metrix prevê que metade de todas as residências no Reino Unido usará TV digital até o final de 2005. Mais de 7 milhões de casas já assinam serviços de TV digital na região. No entanto, de acordo com o trabalho, as receitas de comércio eletrônico geradas pela TV digital vão continuar atrás das receitas geradas por quem utiliza PCs para entrar na Internet. As transações via PCs devem bater US$ 36 bilhões até 2005, enquanto os gastos de usuários de TV digital ficarão em torno de US$ 4,5 bilhões no mesmo período.

A Jupiter Media Metrix atribui essa disparidade à tendência dos consumidores de limitar as compras via TV digital a itens de baixo preço, tais como CDs, deixando os itens de maior valor, como pacotes de turismo e carros, para serem adquiridos via computador pessoal. O trabalho também afirma que o e-mail está sendo a grande surpresa da TV digital ? 20% das residências com TV digital já mandam e recebem mensagens de correio eletrônico por meio dessa plataforma."

    
    
                     

Mande-nos seu comentário