MARIA MOORS CABOT
Quatro jornalistas latino-americanos foram honrados com os prêmios Maria Moors Cabot de 2001, devido à cobertura que desempenharam na América Latina. O anúncio ocorreu no dia 13 de julho, e os ganhadores são Monica Gonzalez, Jorge Ramos, Clóvis Rossi e Sebastian Rotella, segundo a Associated Press (13/7/01).
Os prêmios Cabot, em seus 63 anos, homenageiam repórteres e editores que "demonstram compromisso com a liberdade de imprensa e conhecimento interamericano". São oferecidos anualmente pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA.
Monica, jornalista e escritora de Santiago do Chile, deu uma série de furos de reportagem importantes, como o do golpe de 1973 no Chile. Ela também revelou diversos escândalos envolvendo o ex-ditador Augusto Pinochet e sua família.
Ramos, do México, ganhou sete Emmys como âncora de notícias internacionais para a Univision, que alcança 35 milhões de hispânicos em 13 países. É, também, comentarista de um programa de rádio diário nos EUA e no México, na Latino Broadcasting Co., e escreve uma coluna para 35 jornais no mundo todo, além de ter publicado quatro livros.
Rossi, repórter e colunista em São Paulo, foi nomeado editor do Estado de S. Paulo aos 22 anos até alcançar o posto de editor-chefe do jornal. Em 1980, passou a ser repórter da Folha de S. Paulo, onde se tornou um dos mais influentes colunistas do país.
Rotella, chefe de redação da sucursal da América do Sul para o Los Angeles Times, escreveu sobre as relações EUA-México e cobriu os precários sistemas judiciários nas recém-nascidas democracias da América Latina.
Os prêmios serão entregues em 4 de outubro em cerimônia na Universidade de Columbia.
Leia também
Lista
roxa ? de despeito ?
Alberto Dines
ASPAS
MARIA MOORS CABOT
"Clóvis Rossi", copyright Folha de S. Paulo, 15/07/01
"Em nome da Faculdade Cásper Líbero, e no meu nome, apresento ao jornalista Clóvis Rossi os cumprimentos mais efusivos pela outorga do Prêmio Maria Moors Cabot. A premiação de Clóvis Rossi é a justa contrapartida ao magnífico jornalismo que ele vem desenvolvendo na Folha, leitura obrigatória e comentada nas aulas desta faculdade, que se honra de ter sido a escola que o diplomou há quase três décadas. Erasmo de Freitas Nuzzi , diretor da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (São Paulo, SP)
A notícia da premiação extraordinária de Clóvis Rossi com a medalha Maria Moors Cabot nos encheu a todos de alegria a ponto de nos unirmos a essa homenagem tão merecida por seu trabalho objetivo e admirável de brasileiro e de jornalista bem informado que, nesta hora da história do Brasil e do mundo, nos transmite tantas vezes o que mais importa saber. Paulo Evaristo, cardeal Arns , arcebispo emérito de São Paulo (São Paulo, SP)"
Dia 10 – "Gostaria de enviar os parabéns pela premiação do jornalista Clóvis Rossi com o Maria Moors Cabot, prêmio concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. É o justo e devido reconhecimento da contribuição desse competente jornalista à construção de um mundo melhor e, por extensão, a esse jornal, que o tem como repórter, articulista e membro de seu Conselho Editorial.? Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (São Paulo, SP)"