PEGADINHAS
Renato Albuquerque (*)
Cena 1: o apresentador João Kleber anuncia mais um de seus famosos quadros, o Teste de Fidelidade. A "pegadinha" começa sem a presença da noiva, da namorada (ou será esposa?) do rapaz que é posto "à prova". O apresentador então avisa que mesmo sem a garota o teste seria mostrado, pois ela veria com quem está se envolvendo (o namorado). Inclusive, para substituí-la, João Kleber chama uma mulher da platéia e lhe faz perguntas do tipo: "Se fosse com você, o que acha que poderia?" e coisas do gênero. Só faltou a pergunta: "Mas você quer mesmo continuar vendo?", mesmo porque a observadora não tinha tanta intimidade assim com o rapaz "traidor". Coisa de teatro.
Cena 2: O mesmo programa, Eu vi na TV, resolve ir até a casa de uma garota, pois seu namorado quer reatar a relação com ela. O apresentador liga para a menina de seu estúdio, por volta de 23h, tirando-a da cama, embora, segundo ela, estivesse "preocupada com afazeres no dia seguinte". João Kleber pede para que volte para o seu amado. Coisa de cinema.
Cena 3: A mídia mostra efusivamente o casamento de duas personalidades artísticas, Fábio Júnior e Patrícia de Sabrit. São páginas e mais páginas nas revistas Caras, Contigo, Tititi, Ricos e Famosos e outras. Na TV, Amaury Júnior, Otávio Mesquita e programas dessa estirpe mostram pessoas da alta sociedade dizendo em alto e bom som: "É o casamento do século", "são verdadeiras almas gêmeas", "o amor da vida" e por aí vai. Estamos ficando acostumados. Cenas assim já foram vistas muitas outras vezes: Adriane Galisteu, Ricardo Justus, as apresentadoras infantis Eliana e Xuxa, Luciano Zsafir e afins. Coisa de pegadinha.
Cena 4: O programa agora é o de Sérgio Malandro. Uma senhora entra numa sala e é "convencida" a expor seu corpo para a pintura de diversas figuras. De um outro estúdio, o marido fica louco e diz que vai matar o suposto "artista". Quando a mulher e o pintor aparecem no palco, vira aquele show que todo mundo conhece. Coisa de novela.
Suposta cena 5: Sérgio Malandro liga para João Kleber, que teria a "responsabilidade" de reatar os laços entre Eliana e Ricardo Justus ou entre Fábio Júnior e Patrícia de Sabrit. Atitudes assim poderiam contribuir para que relacionamentos dessem mais certo e com os "parceiros" ficando mais próximos e por mais tempo juntos, mesmo porque o ibope seria bem maior. E quando as vendas crescem e a audiência "bate a Globo", todo o resto não tem a menor importância.
(*) Jornalista