MONITOR DA IMPRENSA
FUSÃO À AMERICANA
A AOL / Time-Warner iniciou uma série de medidas visando a livrar-se de operações dispensáveis. O primeiro passo foi extinguir 2 mil cargos. O corte de empregos – representando 2% dos trabalhadores da empresa – acompanha a eliminação de 400 cargos da CNN, emissora a cabo da nova companhia. A AOL / Time-Warner também planeja fechar ou vender 130 lojas a varejo, o que significa 3.800 pessoas a menos na folha de pagamentos.
As várias mudanças são parte de um paroxismo de reorganizações e transferências executivas destinadas a alinhar as unidades tradicionais da Time-Warner com as operações ultramodernas da America Online. Seth Schiesel e Jim Rutenberg [The New York Times, 24/1/01] afirmam que Shelby Coffey III, presidente da CNNfn, e Bob Furnad, presidente da Headline News, emissora-irmã da CNN, anunciaram pedido de demissão.
Em outra artimanha da cultura corporativa, quase todos os empregados que continuarão na AOL / Time-Warner receberão a opção de obter ações da empresa, gesto que espertamente dá aos trabalhadores o sentimento de responsabilidade pela nova companhia.
A mega-empresa não comenta o efeito financeiro do corte de cargos, mas as medidas devem economizar algumas centenas de milhões de dólares por ano.
A CNN anunciou a indicação de três novos executivos sêniores, diversas mudanças organizacionais e a demissão de no mínimo 400 empregados – o equivalente a 10% de sua força de trabalho. As mudanças vieram após a fusão da América Online com a Time-Warner, controladora da CNN.
De acordo com Seth Sutel [Associated Press, 17/1/01], no intuito de cortar gastos a reforma também engloba operações da CNN online. Cerca de um terço do corte de funcionários ocorrerá na unidade interativa da CNN, incluindo a CNN.com e a CNNfn.com. "O cenário interativo mudou e devemos reexaminar a relação entre conteúdo editorial na internet e na TV", disse Jim Walton, cabeça do grupo da CNN. "O essencial é que funções na rede e na TV estejam mais próximas e sob uma única estrutura administrativa."
A CNN também está modificando sua programação, incluindo o cancelamento de quatro programas de negócios – Movers, Your Money, Entrepreneurs Only e Street Sweep.
A CNN tem lutado contra índices de audiência decrescentes, provocados pelo crescimento de rivais antes fracos, como Fox News Channel e MSNBC.
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