MURAL
PRÊMIO
A Aliança para Conservação da Mata Atlântica, das instituições SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil, lança o "Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica – 2001", em parceria com a Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ), sediada na França, e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), de Washington. O objetivo é promover o jornalismo ambiental no Brasil e fomentar a produção de reportagens sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.
Jornalistas da imprensa escrita brasileira, residente no país, empregado ou freelance, poderão participar do "Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica". O concurso considerará artigos publicados em qualquer órgão da imprensa escrita nacional entre os dias 1? de abril de 2000 e 31 de março de 2001. Cada jornalista poderá enviar no máximo três reportagens. Roteiros de reportagens ou noticiários transmitidos por televisão ou rádio não poderão participar do concurso.
Para inscrever um artigo, o autor deverá enviar uma cópia eletrônica da reportagem, uma cópia impressa de sua publicação, uma ficha de inscrição preenchida e uma autorização para que a CI e seus parceiros possam reproduzir o artigo. As cópias eletrônicas dos artigos deverão ser encaminhadas à coordenação do concurso, por meio de disquete ou e-mail, em um arquivo compatível com Word. O dia 15 de abril de 2001 é a data limite para o recebimento de reportagens.
Para que seja realizado, o concurso deverá contar com a participação de no mínimo dez jornalistas. Além dos três primeiros ganhadores, o júri poderá também atribuir menções honrosas.
Primeiro Prêmio ? Participação gratuita no 9? Congresso Mundial de Jornalistas Ambientais, que será realizado em Lage-Hoerste, na Alemanha, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2001. A premiação inclui passagem aérea em classe econômica ida-e-volta da cidade de residência do ganhador até a Alemanha, hospedagem e refeições durante os cinco dias da conferência e a taxa de inscrição do congresso.
Se o trabalho tiver sido desenvolvido por vários profissionais, os autores terão de escolher um representante para participar do congresso. O prêmio não poderá ser substituído por pagamento em dinheiro. Em cerimônia oficial durante o Congresso, os primeiros lugares de todos os países onde o prêmio está sendo realizado receberão uma placa comemorativa, filiação gratuita na IFEJ durante dois anos e material de treinamento da ICFJ.
Segundo Prêmio ? R$ 2.000,00, um certificado e prêmios oferecidos pela IFEJ e pela ICFJ.
Terceiro Prêmio ? R$ 1.000,00, um certificado e prêmios oferecidos pela IFEJ e pela ICFJ.
Para enviar as reportagens, entre em contato com a coordenadora do prêmio:
Cristiane Fontes
Fundação SOS Mata Atlântica
Rua Manoel da Nóbrega, 456
CEP 04001-001 São Paulo, SP
Telefone: (11) 3887-1195 ramal 51
E-mail: comunicacao@sosmatatlantica.org.br
PUC-SP
Estamos inaugurando o Núcleo de Documentário da PUC-SP, um espaço privilegiado em que se discute o fazer documental e seus conteúdos. Duas vezes por mês, sempre às 19h30 (às segundas, série Caligrafias; às terças, Espaço Aberto), virão autores ao auditório Banespa, na Biblioteca Central, apresentar vídeos finalizados ou projetos em andamento, e discuti-los com os alunos de Jornalismo e de outros cursos da PUC-SP.
Informações: Videoteca PUC-SP, Departamento de Comunicação Jornalística